| Foto: Jaqen (Niccolò Caranti)/Wikimedia Commons

De um mestre para o outro: a nova empreitada do italiano Milo Manara é uma biografia em quadrinhos sobre seu conterrâneo Caravaggio, um dos maiores pintores da História e também um dos mais controversos. Intitulado “Caravaggio – A Morte da Virgem” (Editora Veneta, 64 pp., R$ 59,90), o primeiro volume do trabalho acaba de ter seu lançamento mundial, abrindo uma trama que envolve assassinatos, debates sobre sexualidade e uma ambientação detalhada da Roma do início do século 17 (o segundo volume ainda não tem previsão de lançamento). Em entrevista, Manara, de 69 anos, explicou como fez para elucidar as incertezas acerca de Caravaggio.

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Por que o senhor escolheu Caravaggio como tema?

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Caravaggio foi um grande artista que mudou a história da arte, mas também foi um homem ao mesmo tempo violento e apaixonado, que viveu intensamente. Alguém pronto a duelar com qualquer inimigo, mas também capaz de grande ternura com seus amigos, seus modelos e os miseráveis. Ele não suportava a arrogância e o poder. E eu acho importante contarmos a história de rebeldes, daqueles que vão contra a corrente, especialmente nos difíceis dias de hoje, em que prevalece uma sensação de que estamos à mercê de um poder financeiro que não conseguimos identificar, mas que controla nossas vidas e as vidas de povos inteiros.

Como o senhor fez a pesquisa para a história?

Existem várias biografias sobre Caravaggio, embora apenas uma tenha sido escrita por um contemporâneo que o conheceu. Ele se chamava Giovanni Baglione, um pintor rival, e seu livro é muito curto e não muito benevolente. Mas existem outros documentos. Por exemplo, Caravaggio tinha uma personalidade turbulenta e foi preso muitas vezes e, felizmente, os relatórios policiais com seus interrogatórios e depoimentos de testemunhas foram preservados. É a partir de relatos como esses que podemos aprender muito sobre a vida agitada do grande gênio. Já no campo visual, há muitas pinturas, gravuras e desenhos relativos a esse período. Não foi muito difícil mergulhar no ambiente daquela época, o que me ajudou a preencher as lacunas da vida de Caravaggio, respeitando a verdade dos fatos e adicionando apenas algumas situações, todas plausíveis e até prováveis. Posso dizer que tudo o que adicionei no livro não pode ser provado como falso, embora não haja nenhuma evidência de que realmente tenha acontecido.

Caravaggio foi um grande artista que mudou a história da arte, mas também foi um homem ao mesmo tempo violento e apaixonado, que viveu intensamente.

Milo Manara, quadrinista.

Os historiadores divergem sobre as circunstâncias da morte de Caravaggio. Como o senhor pretende resolver essa incerteza para o segundo livro?

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Pretendo manter a mesma linha de pensamento: vou respeitar a verdade histórica documentada, mas também dar a ela minha interpretação. Depois de tanto tempo passado na companhia de Caravaggio, eu às vezes me sinto tentado a perguntar diretamente a ele como as coisas ocorreram. Vai que uma hora ele aparece para me responder...

O senhor já foi criticado pelo conteúdo de suas histórias e a natureza de seus desenhos. No ano passado, por exemplo, houve uma polêmica com a capa da revista da Mulher-Aranha, feita para a Marvel, considerada pelos fãs sensual em excesso.

Aquilo me surpreendeu. Não achava que um desenho ainda pudesse chocar. Com todas as imagens muito mais explícitas que podem ser vistas hoje em todos os lugares, eu nunca teria esperado um barulho como aquele. Além do mais, eu não acho que a celebração e a glorificação da beleza da forma feminina possam ser escandalosas.