Marjorie Estiano, André Frateschi e Rafael Primot no elenco da peça| Foto: André Gardenberg / Divulgação

PODCAST

Confira no podcast as dicas dos jornalistas Guga Azevedo e Helena Carnieri sobre as peças que vão estrear nos próximos dias do Festival de Curitiba. Ouça

CARREGANDO :)

Estreia hoje na Mostra 2011 a montagem Inverno da Luz Vermelha (confira a programação completa), uma adaptação do texto ácido do escritor norte-americano Adam Rapp, com direção de Monique Gardenberg e surpresas na atuação da cantora e atriz curitibana Marjorie Estiano. Os três carregam vários pontos em comum, mas o principal deles é a disposição para testar novos limites e se arriscarem em diferentes campos de atuação multimídia. Além do teatro, música, cinema, televisão e literatura se misturam em seus currículos.

Publicidade

Saiba tudo sobre os espetáculos da Mostra Principal 2011 do Festival de Curitiba

Rapp faz parte de uma nova geração de irrequietos escritores norte-americanos. Já dirigiu Zooey Deschannel e Will Ferrell no cinema (em Estranha Família, de 2005), participou dos seriados The L World e Em Terapia e ainda en­­contra tempo para ser músico. Lançou a elogiada montagem Red Light Winter em 2006, que no ano passado ganhou uma nova cara pelas mãos de Monique.

A diretora dos filmes Benjamim e Ó Paí, Ó a adaptou para uma realidade mais brasileira, tanto na questão geográfica quanto nos costumes e pudores. E aí entra Marjorie Estiano, em uma nova fase de sua carreira.

O público é testemunha das andanças de David, um famoso músico de São Paulo que viaja pela Europa acompanhado por seu amigo Matt. Durante a estada em Amsterdã, ele encontra Christina, uma garota de programa que trabalha no Red Light District – zona de prostituição da capital holandesa. Enquanto isso, e bem longe da diversão, Matt busca no celibato o fim de uma desilusão amorosa.

Esse é o cenário inicial da montagem que utiliza como foco a disputa de poder entre os personagens. "Esse constante jogo de poder deixa a peça rápida. O pú­­blico fica o tempo todo ligado nos detalhes", revela a atriz curitibana Marjorie Estiano, em entrevista à Gazeta do Povo. "É um texto bem atual, que fala sobre solidão e as diferentes relações humanas, mas com uma identificação massificada. Assunto sério, mas tratado com um toque de humor negro", conclui.

Publicidade

Graças a esse papel, Estiano foi convidada para a participação na minissérie Amor em Quatro Atos, da TV Globo, e para um en­­saio sensual inspirado na personagem para a revista Trip. Marjorie deixou claro que está bem feliz com seu papel: "Foi excelente me jogar neste novo universo. Eu já planejava fazer um próximo personagem com uma abordagem mais sexual. Quase todos os meus papéis eram assexuados e focados em outros objetivos", explica a atriz.

Inverno da Luz Vermelha ganhou uma sessão extra e beneficente na próxima quinta-feira, às 19 horas.

Serviço:

Inverno da Luz Vermelha (confira a programação completa). Guairinha – Auditório Salvador de Ferrante (Rua XV de Novembro, s/nº). Hoje, às 21 horas, e amanhã, às 19 e 22 horas.

Confira a programação da Mostra Principal 2011 do Festival de Curitiba também pelo seu iPhone e iPad, baixe o app da Gazeta do Povo gratuitamente na Apple Store. Se você já possui nosso app, basta fazer o download da edição do dia e ir à editoria do Caderno G.

Publicidade