Obras tridimensionais contemporâneas e a arte inspirada na culinária ganham diferentes espaços curitibanos nesta semana, incrementando o roteiro de artes plásticas.

CARREGANDO :)

A Casa Andrade Muricy abre nesta quarta-feira (21) a Sétima Mostra João Turin de Arte Tridimensional. São 66 obras de 40 artistas selecionados entre os 120 artistas plásticos inscritos. Os premiados desta edição foram os artistas Antônio Machado, de Cascavel e Georgiana Vidal e Glaucia Flügel de Curitiba. Cada um receberá um prêmio no valor de R$ 7 mil. Letícia Marquez é a artista convidada deste ano e terá uma sala especial, dedicada à sua produção.

Promovida pela Secretaria de Estado da Cultura e organizada pela CasaJoão Turin, a Mostra teve sua primeira edição em 1991, ocorrendo de dois em dois anos. Em cinco edições, apresentou-se como Mostra de Escultura, voltando-se para a arte Tridimensional a partir de 2003. Conforme Sebastião Gomes Pedrosa, membro da comissão de seleção e premiação, a mostra é referência para a arte tridimensional, pois conta com a participação de artistas de todas as regiões do país, dando visibilidade à arte contemporânea.

Publicidade

Dentro da programação da mostra, na quinta-feira (22) às 18h30, acontece o encontro "Curador e artista - uma simbiose necessária", com a curadora Maria José Justino e a artista Letícia Marquez, no auditório Brasílio Itiberê, na Secretaria de Estado da Cultura.

Tatuagem

No Museu Metropolitano de Arte - MuMA, a artista plástica Rosana Fabri abre a mostra "Tatuagem Comestível" na quinta-feira (22). São 15 trabalhos nos quais a tatuagem é feita em massa de pastel. Há três anos Rosana começou sua pesquisa de materiais que permitam explorar a tatuagem, chegando à descoberta da massa crua de pastel como superfície ideal, pela semelhança com a textura da pele humana.

A artista trabalha com massa de pastel caseira. Entre anilinas, testes de temperatura e formas de apresentação da massa, a artista contou com a colaboração da mãe, Maria Izabel, para o resultado ideal da tatuagem comestível, num trabalho que Rosana classifica como "culinária aplicada".

A massa, depois de atingir a espessura certa, ganha pinturas e desenhos realizados com pincéis de vários tipos e tamanhos. Na abertura da mostra, os visitantes provarão, literalmente, os efeitos visuais e gustativos das tatuagens criadas pela artista paranaense.

Publicidade

Confira o roteiro de exposições

Serviço: 7ª Mostra João Turin. Abertura quarta-feira (21) às 19 horas. Casa Andrade Muricy (Alameda Andrade Muricy, 915) Entrada franca.

Tatuagens Comestíveis de Rosana Fabri. Abertura quinta-feira (22) às 19 horas. Sala II do MuMA - Museu Metropolitano de Arte de Curitiba (Centro Cultural Portão - Av. República Argentina, 3.430, Portão) entrada franca.