Para a alegria de poucos e decepção de muitos, voltei das férias. Agora guenta, como diz o outro. E vamos falar de música do Paraná.
Há bandas que se transformaram em símbolos da cultura musical de Curitiba. Três delas nos trazem boas notícias por estes dias: Blindagem, Beijo AA Força e Fato. Vamos a elas:
Blindagem
Depois de passar por uma cirurgia para transplante de fígado, o cantor e compositor Ivo Rodrigues está bem, teve alta hospitalar e se prepara para a volta aos palcos. A Blindagem é a mais antiga banda de rock curitibano em atividade. Longa vida ao nosso rei do rock!
Beijo AA Força
Depois de ter optado pelo fim, a banda volta ao começo, graças a um convite do diretor teatral Felipe Hirsch, que agora dirigiu seu primeiro longa-metragem, Insolação, que foi selecionado em uma mostra paralela no Festival de Cinema de Veneza, um dos mais importantes do mundo. Hirsch, que é fã do Beijo AA Força, convidou a banda para produzir três músicas do antigo repertório exclusivamente para o filme. Graças a este convite, o grupo retornou em uma das formações mais constantes, com Luis Ferreira na guitarra, Rodrigo Barros Homem Del Rey na guitarra e vocal, Renato Quege no baixo e Mola Jones na bateria. Mas a volta, infelizmente, é só para o estúdio e a gravação de três músicas.
Veja o que Hirsch encomendou por e-mail ao BAAF, segundo revelou Renato Quege no Blog Os Marlenes:
1. preciso de uma gravação de "A Partida" boa pra c*, rápida, com aquele mesmo arranjo, só que sem a queda pro jazz no final. É possível?
2. uma gravação de "Primeira Aula de Cartografia Aplicada". Essa tem que ser nova, mas mantendo a melodia linda!!
3. preciso de uma gravação de "Elegia à Frente Fria" sem o sampler do bandido. Pode ser aquela mesma.
Outra coisa: preciso que vcs me mandem aquela linda música grega que vcs fizeram pra Alice, vcs lembram??
Fato
A banda Fato completa 15 anos, e, para comemorar, faz, se a gripe permitir (leia mais abaixo), três shows neste fim de semana, no Teatro Paiol, dias 7, 8 e 9. Na data comemorativa, o grupo pretende reunir todos os ex-integrantes e produtores de seus trabalhos. Hoje, os titulares são Grace Torres (teclados e voz), Zé Loureiro Neto (bateria e percussão), Priscila Graciano (percussão, bateria e voz), Felipe Hickmann (teclados e voz), Daniel Fagundes (voz, violão e percussão) e Ulisses Galetto (baixo e voz). Devem comparecer à festa os ex-participantes Alexandre Nero (hoje astro global), Gilson Fukushima, Fabiano Medeiros, Silvia Contursi, Miguel Porfírio, Sandrão Fernandes e Babi Farah; além dos produtores Paulo Brandão e Antonio Saraiva e da diretora Jacqueline Daher.
O Fato surgiu no cenário curitibano destacando-se como uma das poucas bandas que pensou muito em produção e tudo o que ela envolve, incluindo as composições, a intenção do grupo, a maneira de se apresentar no palco, os cenários e a organização de divulgação. Tudo sem nunca perder a criatividade. O resultado sempre foi uma exuberância cênica e rítmica, acompanhada por letras poéticas, embaladas em canções de belas harmonias e melodias. Uma pitada de experimentação e outra de pesquisa sonora e está dada a receita que resultou em cinco discos gravados e mais de dez shows diferentes que rodaram o país. Para dar os parabéns você paga só R$ 15.
A música em tempos de gripe
Primeiro foi o Teatro Positivo, que cancelou parte da programação cultural. Agora, a Prefeitura de Curitiba também anuncia ter suspendido um tanto de sua programação. Entre os músicos afetados estão a cantora Rogéria Holtz, que faria o espetáculo No País de Alice, neste fim de semana, no Positivo. Dois grupos que estreariam oficialmente em espaços da Fundação Cultural de Curitiba terão que deixar o público esperando um pouco mais. Stilnovisti (www.myspace.com/stilnovisti), faria uma apresentação no TUC e Eu, Você e Maria (www.myspace.com/euvcemaria), se apresentaria no Paiol. Esta última já agendou nova data também no Paiol, dia 16, um domingo. A Prefeitura negocia com o Fato o adiamento da festa-show em comemoração aos 15 anos do grupo, mas para os produtores está complicado remanejar a agenda de tanta gente convidada.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas