A maratona da Mostra de São Paulo não terminou - hoje começa a fase da repescagem, com a exibição dos filmes mais votados tanto público como pela crítica. O eleito pela imprensa, "Era Uma Vez na Anatólia", do turco Nuri Bilge Ceylan, não será exibido pois a cópia precisou ser devolvida. Mas a programação está farta de ótimas atrações, a começar por "Fausto", de Aleksandr Sokurov, que teria sua première brasileira ontem, durante a cerimônia de encerramento. O longa, que ganhou o principal prêmio do último Festival de Veneza, terá apenas duas exibições: hoje e amanhã.Vídeo - O repórter Paulo Camargo foi à Mostra de Cinema. Saiba o que ele viu por lá.
Outra experiência imperdível é a aventura em 3D oferecida por Werner Herzog em "Caverna dos Sonhos Perdidos", no qual são mostradas as mais antigas pinturas rupestres conhecidas, recentemente descobertas no sul da França. Graças ao 3D, é possível compartilhar o deslumbramento do cineasta.
A repescagem vai trazer ainda um filme inédito, "Green Days", de Hana Makhmalbaf, filha do cineasta e ativista iraniano Mohsen Makhmalbaf, que está em São Paulo.
Entre os nacionais, surge uma nova chance para se acompanhar o documentário "Marighella", de Isa Grinspum Ferraz, cuja primeira exibição atraiu atenção de figuras ilustres, como o crítico literário Antonio Cândido.
A repescagem prossegue até quinta-feira (10) na sala 1 do Unibanco Arteplex. No Cinesesc, as exibições acontecerão apenas neste fim de semana.