O primeiro filme em língua inglesa do diretor brasileiro Fernando Meirelles, "The constant gardner", foi selecionado para a mostra competitiva do 62º Festival de Veneza. O anúncio foi feito esta quinta-feira pelo diretor Marco Müller, que disse ter realizado a seleção com o objetivo de consolidar os grandes diretores e, ao mesmo tempo, apoiar e descobrir novos talentos do cinema contemporâneo.
O longa "Árido movie", de Lírio Ferreira, está em outra mostra competitiva dedicada a "novas tendências no cinema". O filme é o primeiro longa do diretor pernambucano depois do sucesso de "Baile perfumado", em 1996. Ele retorna ao sertão nordestino, desta vez, para falar de identidade cultural através da água.
O personagem Jonas (interpretado pelo paranaense Guilherme Weber) é um jornalista que apresenta a meteorologia na TV, em São Paulo. Ele recebe a notícia de que seu pai foi assassinado em Rocha, cidade fictícia do interior de Pernambuco, onde foi prefeito. A volta de Jonas a Rocha irá lembrar-lhe muito de quem ele é, ou poderia ter sido, embora nunca tivesse voltado à região desde a infância. O filme também tem no elenco Giulia Gam, Renata Sorrah, Paulo César Pereio, Selton Mello, José Dumont, Mariana Lima, entre outros.
O Festival de Veneza começa no dia 31 de agosto e terá também a cineasta Kátia Lund com um filme fora de competição. Ela foi co-diretora de "Cidade de Deus", ao lado de Meirelles. Lund é diretora de um dos episódios de "All the invisible children", longa coletivo sobre crianças desamparadas, composto de curtas de diferentes diretores, entre eles Ridley Scott, John Woo, Spike Lee e Emir Kusturica.
"The constant gardener", baseado na obra de John Le Carré e protagonizado por Ralph Fiennes, vai concorrer com "Goodnight and good luck USA", que marca a segunda incursão de George Clooney na direção; "The brothers Grimm", de Terry Gilliam; "Brokeback mountain", de Ang Lee; "Espelho mágico", português Manoel de Oliveira; e "Romance and Cigarettes", de John Turturro; entre outros.
O filme dirigido por Fernando Meirelles é considerado uma produção entre três países: Inglaterra, Alemanha e Quênia.
"Seven Swords", do chinês Tsui Hark, inaugurará a mostra, que será encerrada em 10 de setembro por outro filme asíático, desta vez de Hong Kong, "Perhaps Love", de Peter Ho-sun Chan.
Lula tenta se aproximar do favorito à presidência da Câmara, mas Hugo Motta quer independência
Maduro fala em usar tropas do Brasil para “libertar” Porto Rico; assista ao Sem Rodeios
Guinada da Meta pode forçar desvio de rota de STF e Lula quanto à censura nas redes
Enquete: você acredita que a censura nas redes sociais vai acabar após a declaração de Zuckerberg?
Deixe sua opinião