Vídeo:| Foto:

O governo federal está preocupado com o grande interesse dos telespectadores pelo destino de Bebel (Camila Pitanga) e pela revelação de quem matou Taís (Alessandra Negrini) no último capítulo de "Paraíso tropical", que será exibido na sexta-feira (28). Com milhões de TVs ligadas ao mesmo tempo, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) - órgão vinculado à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) - vai tomar medidas de precaução para evitar um apagão nos lares brasileiros.

CARREGANDO :)

Para suportar o pico de consumo, será usada uma reserva de energia para atender à demanda.

Segundo o ONS, o problema não é a grande quantidade de pessoas de olho na TV, mas o aumento repentino do consumo de energia quando a novela termina e muitos aparelhos elétricos são ligados ao mesmo tempo.

Publicidade

O recorde de audiência de "Paraíso tropical" foi de 51 pontos, com 74% das TVs sintonizadas na novela. A audiência no último capítulo da novela pode superar esse número. Cada ponto equivale a 55 mil domicílios na Grande São Paulo.

Na Copa do Mundo, o aumento súbito de energia acontece não só depois da partida, mas também entre o primeiro e o segundo tempo. Como o intervalo é de mais ou menos 15 minutos, o torcedor aproveita o tempo livre para acender a luz da casa e ligar outros aparelhos. "O consumo aumenta rapidamente", explica a assessoria do ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico).