Os fotógrafos Luiz Claudio Lacerda e Rogério Randolph aproveitaram as possibilidades panorâmicas da fotografia 360º para registrar as principais criações do arquiteto Oscar Niemeyer, e situar suas obras na paisagem. A dupla viajou pelo Brasil, para a França, Itália e Argélia, onde fotografaram 25 prédios assinados pelo principal arquiteto brasileiro. As imagens foram publicadas no livro "Oscar Niemeyer 360 Minhas Obras Preferidas", lançado pela Editora Tresentosesessenta Graus Produções em 2006. Agora, a partir desta sexta-feira (24), o público curitibano vai poder conferir uma seleção dessas fotografias, na exposição "Oscar Niemeyer 360º 100 Anos de Encantamento".
A mostra, com 20 fotografias, é uma homenagem o centenário do arquiteto no museu que leva o seu nome, o MON, localizado em Curitiba. As imagens exibidas foram ampliadas em até dez metros e, algumas delas, organizadas em mosaicos. Outras fotos do livro e o documentário "Oscar Niemeyer A vida É um Sopro", dirigido por Fabiano Maciel, serão projetados durante a exposição.
A escolha de quais obras ganhariam registros panorâmicos foi feita pelo próprio Niemeyer. De posse da lista de monumentos a fotografar, Lacerda e Randolph partiram rumo aos endereços dos prédios. O grande desafio, durante os oito meses de trabalho, foi enfrentar a morosidade burocrática de Brasília (DF). "A maior dificuldade foi ter permissão para fotografar os palácios governamentais. Foi preciso ter mais paciência, porque há muita burocracia", afirmou Lacerda. A última obra retratada foi justamente o Palácio da Alvorada, fotografado em julho de 2006, depois de passar por uma reestruturação.
De tudo o que viu, Luis Claudio Lacerda, formado em Arquitetura, conta que as construções que mais o impressionaram foram o Museu de Arte Contemporânea de Niterói e o Museu Oscar Niemeyer.
Especializados
Os fotógrafos Lacerda e Randolph são sócios na Editora Tresentosesessenta Graus Produções, pela qual vêm publicando uma série de livros de fotografias 360º. As cidades de Salvador, Rio de Janeiro, e os estados de Fernando de Noronha e a Amazônia foram os cenários dos quatro primeiros títulos, que pretendiam mostrar uma imagem positiva do Brasil. A beleza das fotografias dos monumentos arquitetônicos de Niemeyer contribui para o intento.
Confira outras exposições no Guias e Roteiros
Serviço: Oscar Niemeyer 360º 100 Anos de Encantamento. Visitas a partir desta sexta-feira (24) das 10h às 18 horas. Museu Oscar Niemeyer (Rua Marechal Hermes, 999) Tel.: 3350-4400. R$ 4,00 (adultos), R$ 2,00 (estudantes) e livre (crianças até 12 anos, maiores de 60 anos e escolas públicas agendadas). Até 20 de janeiro.
Número de obras paradas cresce 38% no governo Lula e 8 mil não têm previsão de conclusão
Fundador de página de checagem tem cargo no governo Lula e financiamento de Soros
Ministros revelam ignorância tecnológica em sessões do STF
Candidato de Zema em 2026, vice-governador de MG aceita enfrentar temas impopulares