O 25º Festival de Dança de Joinville, previsto para acontecer no período de 18 a 28 de julho, está com inscrições abertas para cursos e oficinas. Nesta edição serão ofertados 37 opções, em 53 turmas, disponibilizando 2.120 vagas.
Um dos pontos fortes do Festival de Dança de Joinville é a programação eclética de cursos e oficinas. Em "Gestão de Escolas e Academias de Dança", por exemplo, são quatro os responsáveis pela apresentação da oficina: Valmor Rossetto, Marcos Kahtalian, Vanessa Ishikawa Rasoto e Nancy Malschitzky. Radicados em Curitiba, eles são reconhecidos em todo o país pelo trabalho desenvolvido nas áreas de pesquisa e consultoria. Outra opção que deve ser bem concorrida é "Concepção e Produção de Espetáculos", curso ministrado por um trio de peso no cenário artístico nacional: a diretora e coreógrafa Fernanda Chamma (SP), a especialista em iluminação Deise Calaça (RJ) e a cenógrafa e figurinista Andréa Renck, também do Rio de Janeiro. Na programação, desde trilha sonora e figurino até escala e divisão de elenco e seus personagens. Na mesma linha de formação para coreógrafos constam, entre as mais procuradas, as ofertas "Didática de Dança para Crianças", com Cláudia Damásio, e "Orientação Coreográfica para Professores de Crianças", com Ricardo Scheir. Formada em Dança pela Universidade de Paris, Cláudia está em Joinville especialmente para ministrar a oficina. Ricardo Scheir, por sua vez, é diretor do Pavilhão D e da Cia. de Dança de São José dos Campos (SP). Em 2000 e 2004 ele recebeu o prêmio de melhor coreógrafo no Festival de Dança de Joinville; além de outros grandes prêmios internacionais. Esta é a primeira vez que ele vem a Joinville como professor. Porém, um dos pontos observados pela organização do Festival é que o clássico é o gênero mais procurados quando o assunto é aperfeiçoamento em dança. Neste sentido, foram ampliadas as vagas na área de balé, permanecendo as audições para seleção dos alunos. A um grupo de 12 professores, formado por nomes já consagrados como os de Toshie Kobayashi (SP), o russo Boris Stirojokov (radicado no Rio de Janeiro) e Ady Addor (SP), se junta o professor ucraniano Denys Nevidomyy, que leciona na Escola do Teatro Bolshoi no Brasil (ETTB), em Joinville. O 25º Festival de Dança de Joinville ainda oferece cursos e oficinas em jazz, dança contemporânea e sapateado, e desperta novos olhares ao enfocar a "Dança Teatro", com Ana Kfouri, do Rio de Janeiro; as "Danças folclóricas alemãs", com Marcos Antônio Von Muller Berneck Murara, de Curitiba; "Método de educação musical para dança", com Lucas Ciavatta (RJ), e ao dar continuidade a uma temática iniciada em 2006 voltada à dança inclusiva. Quem responde por este trabalho é a carioca Teresa Taquechel, que ministra "Dança e consciência do movimento para portadores ou não de deficiência".
Seminário
De 26 a 28 de julho entram na programação do Festival os Seminários de Dança, com o tema "História em movimento: biografias e registros em dança". As histórias da dança no Brasil e do Brasil são dois universos que começam, aos poucos, a se tocar. Se a dança cênica no país já se desenvolve há muito tempo, sua história, seus registros e sua documentação ainda são bastante jovens. Assim, o seminário nasce como uma iniciativa pioneira na história da dança do Brasil, que se volta a si mesma, para se fazer historiografia. A programação e as inscrições serão divulgadas em maio, pelo site do festival. O Festival de Dança de Joinville será realizado de 18 a 28 de julho no Centreventos Cau Hansen, no Teatro Juarez Machado e em diversos outros locais da cidade catarinense. No programa, além dos cursos e oficinas, estão as já tradicionais Noite de Abertura e Noite de Gala, Mostra Competitiva, Mostra de Dança Contemporânea, Meia Ponta (para os pequenos alunos/bailarinos), apresentações em Palcos Abertos e a Feira da Sapatilha. A média de participantes é de 4 mil pessoas, e a de público gira em torno dos 200 mil. Inscrições e informações sobre a programação do 25º Festival de Dança de Joinville são encontradas no site www.festivaldedanca.com.br.
- Balé da Bahia é destaque em festival de dança na Alemanha
- Minc anuncia prêmio para tirar do anonimato a produção cultural do país
- Pina Bausch receberá Leão de Ouro pela carreira em Veneza
- Fundação Cultural divulga resultado dos editais de dança e teatro
- "O lago dos cisnes" completa 130 anos e ganha montagem no Rio de Janeiro
- Mikhail Baryshnikov abre o Festival de Dança de Joinville
Vai piorar antes de melhorar: reforma complica sistema de impostos nos primeiros anos
Nova York e outros estados virando território canadense? Propostas de secessão expõem divisão nos EUA
Ação sobre documentos falsos dados a indígenas é engavetada e suspeitos invadem terras
“Estarrecedor”, afirma ONG anticorrupção sobre Gilmar Mendes em entrega de rodovia