O Festival de Dança de Joinville (FDJ) abre sua 25.ª edição com uma apresentação digna de seu Jubileu de Prata: a apresentação do bailarino russo Mikhail Baryshnikov. O espetáculo da lenda viva do balé mundial com sua nova companhia, a Hells Kitchen Dance, dá início, no próximo dia 18, à maratona de apresentações de dez dias do festival. Depois de Joinville, o bailarino segue para apresentações em São Paulo e no Rio de Janeiro. Porém, quem não garantiu o ingresso para noite de abertura do FDJ não terá mais a oportunidade. Foram todos vendidos no dia de abertura da bilheteria do Festival, no último dia (2).
O bailarino de 59 anos vai dançar as três peças de seu espetáculo, ao lado dos bailarinos da companhia, criadas por coreógrafos da nova geração: "Years Later", de Benjamin Millepied; "Leap to Tall", de Donna Uchizono; e, "Come In", de Aszure Barton. Desde 1998 que o bailarino não se apresenta no país.
Além de Baryshnikov, uma constelação de talentos da dança nacional e internacional que já brilharam nos palcos do festival retorna à Joinville para se reunir em um único espetáculo, um dos momentos mais esperados dos dez dias de evento: a Noite de Gala, marcada para o dia 23. O evento termina com a Noite dos Campeões, no dia 28.
Ao todo serão 21 bailarinos com trabalhos reconhecidos em dez apresentações, encadeadas pelo personagem de Cícero Gomes, melhor bailarino do 23.º Festival de Dança de Joinville e atual solista do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Estão previstos nomes como Ana Botafogo; Cecília Kerche, primeira bailarina do Teatro Municipal do Rio de Janeiro; Andrea Tomioka, solista do Balé da Cidade de São Paulo; Fernanda Oliveira, bailarina principal do English National Ballet, de Londres; e, Bruno Rocha, solista do Het Nationale Ballet, de Amsterdã.
Seis companhias profissionais apresentam-se pela primeira vez na Mostra Contemporânea. Com propostas que valorizam a pesquisa, serão vistos os cariocas Andréa Jabor e Ricky Seabra, com "Isadora"; "Orb, a Metáfora Final", apresentado recentemente em Curitiba; Renato Vieira Cia. de Dança, com "Terceira Margem", que chega antes a Curitiba, com apresentações nos dias 14 e 15, no Teatro da HSBC; e Clébio Oliveira Cia. de Dança, com "Tudo Que se Espera".
De São Paulo, participam Marta Soares Grupo de Dança Teatro, com "O Banho"; e Cia. Borelli de Dança, com "Carta ao Pai". A mineira Quik Cia. de Dança apresenta "Formas e Linhas".
Todas atividades do Festival acontecem no Centreventos Cau Hansen.
Acompanhe as informações sobre o Festival no site www.festivaldedanca.com.br
Serviço: 25º Festival de Dança de Joinville. De 18 a 28 de julho. Centreventos Cau Hansen (Av. José Vieira, 315, bairro América) Tel.: (47) 3025-2729.
Congresso mantém queda de braço com STF e ameaça pacote do governo
Deputados contestam Lewandowski e lançam frente pela liberdade de expressão
Marcel van Hattem desafia: Polícia Federal não o prendeu por falta de coragem? Assista ao Sem Rodeios
Moraes proíbe entrega de dados de prontuários de aborto ao Cremesp