O cozinheiro Raimundo Nonato em uma das cozinhas do filme "Estômago"| Foto: Fotos: Divulgação

Trilogia do esquecimento

Um falso documentário sobre um poeta japonês feito por um cineasta americano que também não existe. Essa é a sinopse de "Satori Uso", de Rodrigo Grota, um dos filmes mais comentados e elogiados no Festival de Gramado 2007, no qual recebeu os Kikitos de melhor curta-metragem pela crítica e melhor fotografia, além do prêmio aquisição do Canal Brasil.

Leia a matéria completa

CARREGANDO :)

A noite desta quarta-feira (26) será paranaense no Festival do Rio 2007. Duas produções do estado estão na programação da mostra competitiva Première Brasil: o longa-metragem "Estômago", do curitibano Marcos Jorge, e o curta-metragem londrinense "Satori Uso", de Rodrigo Grota.

Publicidade

Tendo no currículo dois premiados curtas-metragens de ficção ("O Encontro" e "Infinitamente Maio") e vários vídeos e documentários, Jorge se diz emocionado com a estréia-solo em longas (ele tem outro filme finalizado, "Corpos Celestes", co-dirigido ao lado de Fernando Severo, ainda não lançado). "A gente passa tanto tempo envolvido em um projeto, que perde a noção das coisas por alguns momentos. Não é fácil dar a cara para bater pela primeira vez logo em um dos principais festivais do país", confirma o cineasta em entrevista ao jornal Gazeta do Povo.

Para se chegar nesse ponto, de estrear na mostra que, atualmente, é a mais importante plataforma de lançamento de produções nacionais, foram três anos de trabalho. "Estômago" foi realizado pela Zencrane Filmes (produtora do diretor e de sua esposa, Cláudia da Natividade) com recursos do edital do Ministério da Cultura (MinC) para produções de baixo orçamento. As filmagens aconteceram em Curitiba e São Paulo. Um contrato de co-produção com a italiana Indiana Production Company garantiu a finalização da fita na Europa.Poder e gastronomia

"Estômago" conta a história de Raimundo Nonato, um nordestino que vem tentar a sorte em Curitiba. Seus dotes culinários vão marcar sua trajetória, tanto nos primeiros momentos na capital, como na prisão em que vai parar um tempo depois, tendo que lidar com o bandido Bujiú. Esses dois períodos da vida do personagem correm paralelamente na trama do longa.

Os protagonistas da fita seriam Matheus Nachtergaele, a curitibana Guta Stresser e o cantor/ator Seu Jorge, mas os papéis acabaram parando nas mãos de João Miguel ("Cinema, Aspirinas e Urubus"), da também curitibana Fabiula Nascimento e do carioca Babu Santana ("Quase Dois Irmãos", "Cidade de Deus") – completa o elenco principal o ítalo-brasileiro Carlos Briani. Há participações especiais de Paulo Miklos ("O Invasor") e do uruguaio Jean Pierre Noher ("Um Amor de Borges").

A previsão é que "Estômago" seja lançado nos cinemas brasileiros em março de 2008, mas uma boa recepção no Festival do Rio pode determinar novos passos na carreira do longa. Já está confirmado o convite para a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, a ser realizada no fim de outubro. Há interesse dos produtores que o filme também passe em algum festival americano – Sundance é a preferência –, para facilitar o acerto com um distribuidor nos Estados Unidos.

Publicidade