A partir desta quarta-feira (15) o projeto "Curtas na Caixa" exibirá o que está sendo produzido em termos de curtas-metragens no Paraná. São animações, filmes de aventura e documentários que serão apresentados, gratuitamente, em duas sessões diárias no Teatro da Caixa: às 12h30 e às 18 horas, a cada quinze dias.No primeiro dia de exibição serão apresentados os curtas "Pax", "Aldeia", "Polaco da Nhanha" e "Paisagem de Meninos". A escolha dos filmes, de acordo com o idealizador do projeto, o jornalista e produtor cultural Antonio Carlos Domingues, foi feita de modo a garantir um programa eclético e que agradasse o público. "Temos dois filmes em que o forte é o humor ("Pax" e "Aldeia") e duas ficções carregadas de emoção ("Polaco da Nhanha" e "Paisagem de Meninos"). Quem gosta de cinema, certamente vai se divertir", destaca Antonio Carlos.
Os filmes
"Pax", animação do diretor Paulo Munhoz, mostra o encontro de quatro religiosos - um padre, um xeque, um rabino e um monge que se reúnem para discutir a violência do mundo atual e achar uma resposta para o problema.
"Aldeia", de Geraldo Pioli, é um filme que relata, de forma bem-humorada, a tentativa de um padre jesuíta de ensinar os 10 mandamentos a uma tribo guarani poligâmica.
Em "Polaco da Nhanha", o diretor Elói Pires apresenta uma história passada em 1962. Nela, uma família de descendentes de poloneses vai a uma apresentação de dança folclórica, enquanto o avô imigrante disputa com a TV a atenção de seu neto, fã do seriado O Vigilante Rodoviário.
Já "Paisagem de Meninos", do cineasta Fernando Severo é uma ficção cujo roteiro (uma adaptação de peça homônima) foi baseado na vida de Poty Lazzarotto. O filme retrata uma cidade do interior, nos anos 30, quando um grupo de meninos tenta superar um obstáculo que pode impedi-los de assistir, no cinema local, ao último capítulo de um seriado de aventuras. Totalmente filmado na Lapa, o "Paisagem de Meninos" foi premiado com quatro Kikitos, no Festival de Gramado, entre os quais o de Melhor Filme.
O produtor do Curtas na Caixa lembra da importância do projeto, por ser mais uma janela para o audiovisual paranaense. "Se a produção, através das leis de incentivo está conseguindo ser viablizada, a exibição ainda é um problema. Iniciativas como esta procuram mostrar que no Paraná se faz cinema", completa Antonio Carlos.
Confira a programação completa dos cinemas no Guias e Roteiros
Serviço: "Curtas na Caixa". Quarta-feira (15) às 12h30 e 18 horas. Teatro da Caixa (Rua Conselheiro Laurindo, 280) Tel.: 2118-5232. Entrada Franca.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura