Mídias sociais
Michael Jackson morre 45 minutos antes no Twitter
"Michael Jackson morreu na CNN 45 minutos depois de ter morrido no Twitter". Esse foi o comentário que muitos usuários do microblog faziam na rede social no fim da noite desta quinta-feira (25), após a confirmação da morte do rei do pop Michael Jackson. Leia matéria completa
Vídeos
Michael Jackson mudou o mundo da música com seus vídeo clipes. Confira alguns dos principais sucessos da carreira do rei do pop no canal oficial do artista no YouTube:
Assista ao making off de Thriller - Parte 1
- Necropsia descarta traumas no corpo de Michael Jackson
- Madonna não para de chorar e a ex, Lisa, se diz chocada
- Cantor iniciou nova era com a linguagem dos videoclipes
- Artista influenciou moda com extravagâncias vanguardistas
- Um Rei que passou 5 décadas surpreendendo a todos
- Queria ser diferente e virou mártir de causa regressiva
- Saiba o que personalidades disseram sobre a morte de Michael Jackson
- Presidente do Olodum lamenta a morte de Michael Jackson
- Michael Jackson planejava voltar aos palcos em 2009
- Polícia de Los Angeles vai investigar morte de Michael Jackson, diz jornal
A carreira do rei do pop Michael Jackson, que morreu nesta quinta-feira (25) em Los Angeles, foi marcada por fama, sucesso e escândalos. Desde a infância, quando conheceu o estrelato com os irmãos no grupo The Jackson 5, o artista virou o queridinho dos norte-americanos. Após uma adolescência conturbada, Jackson surpreendeu o mundo com o lançamento de Thriller, álbum que vendeu mais de 50 milhões de cópias internacionalmente.
O status de estrela maior e o comportamento excêntrico fizeram de Jackson vítima fácil dos tabloides. Ele estampou capas de jornais pelo mundo com o famoso passo de dança "moonwalk", as cirurgias plásticas, a suposta doença de vitiligo, o casamento com Lisa Marie Presley, o nascimento de seus filhos, além de suas músicas, que a um certo ponto viraram pano de fundo do circo que se formou em torno do astro.
Nos últimos anos, após especulações de falência, acusação de molestar sexualmente de garotos e esconder a todo custo os filhos, Jackson anunciou um retorno aos palcos. Porém, notícias sobre o estado de saúde do cantor anunciavam o pior.
Infância e adolescência
Michael Jackson nasceu em 29 de agosto de 1958 em Gary, Indiana, o sétimo de nove irmãos. Cinco dos irmãos Jackson - Jackie, Tito, Jermaine, Marlon e Michael - apresentaram-se juntos pela primeira vez num programa de calouros quando Michael tinha 6 anos. Eles levaram o primeiro prêmio.
O grupo mais tarde se tornou o The Jackson Five, e, quando assinou contrato com a gravadora Motown Records, no final dos anos 1960, passou por uma metamorfose final, tornando-se The Jackson 5. Michael Jackson fez seu primeiro álbum solo em 1972.
Sucesso
Jackson lançou "Thriller" em 1982, e o álbum se tornou um sucesso estrondoso que rendeu sete singles que figuraram entre os Top 10. O álbum vendeu 21 milhões de cópias nos Estados Unidos e pelo menos 27 milhões em todo o mundo.
No ano seguinte ele apresentou a dança "moonwalk" (andar da lua), que virou sua marca registrada, quando cantou "Billie Jean" durante um especial da NBC.
Acredita-se que ao longo de sua vida Jackson vendeu cerca de 750 milhões de álbuns, o que, somado aos 13 prêmios Grammy que ele recebeu, faz dele um dos artistas de maior sucesso de todos os tempos.
Acusações
Em 1993, Michael Jackson foi acusado de abusar sexualmente de um menino de 13 anos, e a polícia invadiu seu rancho "Neverland", na Califórnia.
No mesmo ano, Jackson anunciou que se tornara dependente de analgésicos e cancelou repentinamente uma turnê mundial que faria para promover seu álbum "Dangerous".
Em 1994, ele fechou um acordo extrajudicial de valor mais tarde anunciado como tendo sido 23 milhões de dólares com a família do garoto que foi acusado de abusar.
Casamento e família
Em 1994, Jackson se casou com a filha única de Elvis Presley, Lisa Marie, mas o casamento terminou em divórcio em 1996. No mesmo ano Jackson se casou com Debbie Marie Rowe e eles tiveram dois filhos antes de se separarem em 1999. Eles nunca viveram juntos.
Jackson tem três filhos, chamados Prince Michael I, Paris Michael e Prince Michael II, este último conhecido por um momento público breve em que seu pai o segurou para fora da sacada de um hotel, provocando alarme generalizado.
Mais controvérsias
Um documentário de TV, "Living with Michael Jackson", foi ao ar em 2003, dizendo que Jackson recebia garotos para dormir em sua casa e que teve seu terceiro filho com uma mãe de aluguel. Jackson pôs no ar seu documentário próprio, rebatendo as alegações.
Em 2005 ele foi levado a julgamento, acusado de molestar um garoto de 13 anos em 2003 e de conspirar para sequestrar o garoto. Se fosse condenado, o cantor poderia passar quase 20 anos na prisão.
O julgamento levou quatro meses e terminou em junho de 2005 com sua absolvição de todas as acusações. Desde o fim do julgamento, Jackson passou um período no Barein, na Irlanda e na França.
Volta por cima
Depois de vários recomeços falsos, Jackson e a promotora musical AEG Live anunciaram que ele faria 50 shows na 02 Arena em Londres. A previsão era que ele começaria os concertos em 13 de julho. Jackson vinha ensaiando na região de Los Angeles para os shows em Londres, cujos ingressos esgotaram horas depois de começar a ser vendidos, em março.
Reforma tributária eleva imposto de profissionais liberais
Dino dá menos de um dia para Câmara “responder objetivamente” sobre emendas
Sem Rodeios: José Dirceu ganha aval do Supremo Tribunal Federal para salvar governo Lula. Assista
Além do Google, AGU aumenta pressão sobre redes sociais para blindar governo
Deixe sua opinião