GUIA GAZETA DO POVO
O Guia Gazeta do Povo selecionou programas imperdíveis para você fazer na cidade logo após ver uma peça durante o Festival de Curitiba. Que tal esticar a noite com um jantar romântico, uma balada ou um barzinho para tomar aquela cerveja gelada com os amigos?! Assista ao vídeo e veja as dicas
PODCAST
Confira no podcast as dicas dos jornalistas Guga Azevedo e Helena Carnieri sobre as peças que vão estrear nos próximos dias do Festival de Curitiba. Ouça
Os 15 minutos de atraso da primeira noite de apresentações da peça Os 39 Degraus (confira o serviço completo do espetáculo) nesta terça-feira (5) não incomodaram o público que lotou o Teatro Guaíra. Pelo contrário, durante uma hora e quarenta minutos a plateia interrompeu a peça pelo menos seis vezes com aplausos. A peça foi uma das primeiras a ter os ingressos esgotados nesta edição do Festival de Curitiba e conta com outra apresentação nesta quarta-feira (6).
Saiba tudo sobre os espetáculos da Mostra Principal 2011 do Festival de Curitiba
A trama adaptada do roteiro homônimo do cineasta Alfred Hitchcock torna um suspense policial sangrento em uma comédia hilária. O elenco é afinadíssimo em trocas de personagens que acontecem em poucos segundos. Dan Stulbach é o único que interpreta um mesmo papel, o do protagonista Richard Hannay, enquanto Danton Mello, Henrique Stroeter e Fabiana Gugli se revezam em vários tipos, sotaques e figurinos diferentes.
A história traz Richard Hannay como o suspeito do assassinato da agente secreta Annabela Schimit, apunhalada pelas costas no apartamento do moço, em Londres. Em busca de provar sua inocência e salvar seu país, Hannay viaja à Escócia com algumas informações repassadas pela dama. Durante a viagem, ele encontra pessoas dispostas a ajudar ou atrapalhar, e sempre com muita comicidade.
A peça utiliza várias técnicas e recursos cênicos, que despertam a imaginação do público. Os cenários são adaptados de tal forma que é possível viajar de trem, de avião e andar de carro em cena. Teatro de sombras, melodrama, cenas em câmera lenta e interação com o público fazem parte da trama. A iluminação e sonorização precisas também colaboram com a caracterização dos diversos locais pelos quais o protagonista passa.
O espetáculo segue um ritmo que não o faz parecer ter quase duas horas de duração. A trama precisa da imaginação e participação da plateia para que tudo funcione perfeitamente.
O grupo foi aplaudido de pé. Stulbach fez questão de chamar a equipe técnica e o diretor Alexandre Reinecke para também receberem os aplausos. "Nunca esqueceremos o que vocês fizeram aqui. Celebramos a criança que há dentro de nós", agradeceu. No fim, é desta forma que o elenco conduz o espetáculo: como se os atores fossem apenas crianças brincando de atuar. Talvez, seja este o segredo que torna a peça natural e engraçada.
Serviço
Os 39 Degraus (confira o serviço completo). Teatro Guaíra (Pça. Santos Andrade, s/n.º), (41) 3304-7900. Comédia de suspense. Com Dan Stulbach, Danton Mello, Henrique Stroeter e Fabiana Gugli. Dia 6, às 21h. Ingressos esgotados.
Confira a programação da Mostra Principal 2011 do Festival de Curitiba também pelo seu iPhone e iPad, baixe o app da Gazeta do Povo gratuitamente na Apple Store. Se você já possui nosso app, basta fazer o download da edição do dia e ir à editoria do Caderno G.