A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos Estados Unidos convidou 91 países a enviar seus filmes para concorrer às vagas da categoria do Oscar de filme estrangeiro. No total, 58 trabalhos foram inscritos, batendo um recorde na história da premiação. O que não é uma boa notícia para quem torce para "Dois filhos de Francisco", o representante brasileiro.
Três países que nunca tinham sido representados inscreveram filmes: Costa Rica, com "Caribe", de Esteban Ramirez; Fiji, com "The land has eyes", de Vilsoni Hereniko, e Iraque, que participará com "Réquiem da neve", de Jamil Rostami.
Dois filmes chegam no rastro de polêmicas locais. A produção francesa "Joyeux Noel", de Christian Carion, causou indignação da associação dos produtores independentes do país, que acusou a escolha de ser "motivada politicamente".
Já na Itália, o primeiro filme escolhido, "Private", de Saverio Costanzo, foi considerado inelegível pela Academia dos EUA por nenhum de seus diálogos ser em italiano. No final, o país indicou "La bestia nel cuore", de Cristina Comencini.
Outros filmes já possuem algumas premiações. O belga "O filho", de Jean-Pierre e Luc Dardenne, venceu a Palma de Ouro do Festival de Cannes deste ano.
O canadense "C.R.A.Z.Y.", de Jean-Marc Vallee, conquistou o prêmio de melhor filme canadense no Festival de Toronto. A indicação da África do Sul, "Tsotsi", de Gavin Hood, venceu prêmio de júri em Toronto.
Os indicados a todas as categorias do Oscar serão anunciados no dia 31 de janeiro, e os vencedores, em 5 de março.
Confira os filmes inscritos:
Alemanha: "Sophie Scholl - Uma mulher contra Hitler", Marc Rothemund.
Argentina: "El Aura", Fabian Bielinsky.
África do Sul: "Tsotsi", Gavin Hood.
Bangladesh: "Shyamol Chaya", Humayun Ahmed.
Bélgica: "O filho", Jean-Pierre e Luc Dardenne.
Bolívia: "Diz bom dia para o papai", Fernando Vargas.
Bósnia-Herzegovina: "Totally personal", Nedzad Begovic.
Brasil: "Dois filhos de Francisco", Breno Silveira.
Bulgária: "Stolen eyes", Radoslav Spassov.
Canadá: "C.R.A.Z.Y.", Jean-Marc Vallee.
Chile: "Play", Alicia Scherson.
China: "The promise", Chen Kaige.
Colômbia: "A sombra do andarilho", Ciro Guerra.
Coréia do Sul: "Welcome to Dongmakgol", Kwang-hyun Park.
Costa Rica: "Caribe", Esteban Ramirez.
Croácia: "A wonderful night in split", Arsen Anton Ostojic.
Cuba: "Viva Cuba", Juan Carlos Cremata Malberti.
República Tcheca: "Stesti", Bohdan Slama.
Dinamarca: "Adam's Apples", Anders Thomas Jensen.
Estônia: "Shop of dreams", Peeter Urbla.
Fiji: "The land has eyes", Vilsoni Hereniko.
Finlândia: "Mother of mine", Klaus Haro.
França: "Joyeux Noel", Christian Carion.
Geórgia: "Tbilisi-Tbilisi", Levan Zakareishvili.
Hong Kong: "Perhaps love", Peter Ho-Sun Chan.
Hungria: "Fateless", Lajos Koltai.
Islândia: "Ahead of time", Agust Gudmundsson.
India: "Paheli", Amol Palekar.
Indonésia: "Gie", Riri Riza.
Irã: "So close, so far", Reza Mir Karimi.
Iraque: "Réquiem da neve", Jamil Rostami.
Israel: "What a wonderful place", Eyal Halfon.
Itália: "La bestia nel cuore", Cristina Comencini.
Japão: "Blood and bones", Yoichi Sai.
Luxemburgo: "Renart the fox", Thierry Schiel.
México: "Al otro lado", Gustavo Loza.
Mongólia: "A caverna do cão amarelo", Byambasuren Davaa.
Holanda: "Bluebird", Mijke de Jong.
Noruega: "Kissed by winter", Sara Johnsen.
Palestina: "Paradise now", Hany Abu-Assad.
Peru: "Dias de Santiago", Josue Mendez.
Polônia: "The collector", Feliks Falk.
Portugal: "Noite escura", João Canijo.
Porto Rico: "Cayo", Vicente Juarbe.
Romênia: "The death of Mr. Lazarescu", Cristi Puiu.
Rússia: "The italian", Andrei Kravchuk.
Sérvia e Montenegro: "Midwinter night's dream", Goran Paskaljevic.
Cingapura: "Be with me", Eric Khoo.
Eslováquia: "The city of the sun", Martin Sulik.
Eslovênia: "The ruins", Janez Burger.
Espanha: "Obaba", Montxo Armendariz.
Suécia: "Zozo", Josef Fares.
Suíça: "Tout un hiver sans feu", Greg Zglinski.
Taiwan: "Nuvens carregadas", Tsai Ming-liang.
Tadjiquistão: "Sex & philosophy", Mohsen Makhmalbaf.
Tailândia: "The Tin Mine", Jira Maligool.
Turquia: "Lovelorn", Yavuz Turgul.
Vietnã: "Buffalo boy", Nguyen Vo Nghiem Mihn.
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