Tal qual testemunhas oculares, as fotografias são fundamentais para compreender importantes episódios que, até hoje, ajudam a criar novas reflexões sobre a história do Brasil.
Entendendo a real importância do acervo iconográfico do país, a Biblioteca Nacional e o Instituto Moreira Salles criaram o portal Brasiliana Fotográfica, um site que reúne, neste primeiro momento, 2,3 mil fotografias raras de momentos cruciais da nossa história, em um trabalho que quebra as fronteiras entre o público e este acervo centenário e também corrobora o uso da fotografia como documento de pesquisa.
O portal foi inaugurado em 17 de abril deste ano. Somente na primeira semana, os acessos chegaram 850 mil. Em dez dias, foram mais de um milhão de visitas, de acordo com Vinícius Pontes, um dos responsáveis pela implantação do portal.
Historiadoras biografam o Brasil com rigor em uma narrativa envolvente
Com linguagem pouco convencional, livro de Lilia Schwarcz e Heloisa Starling reconta de maneira original e atraente a história do país
Leia a matéria completaEntre as fotos, as perspectivas são várias: cenas de ruas, que compreendem a paisagem arquitetônica e social da época (muitas entre o fim do século 19 e início do século 20), retratos humanos e captura de imagens sobre o trabalho.
Os fatos históricos ganham destaque, com imagens feitas no dia da abolição da escravatura, em 13 de maio de 1888, e a missa campal de ação de graças pela abolição realizada quatro dias depois. Nesta, um fato curioso: bem ali, perto da Princesa Isabel, as pesquisas descobriram a imagem de Machado de Assis.
A identificação do escritor foi confirmada pelo doutor em Teoria da Literatura e Literatura Comparada (USP) e professor da Faculdade de Letras da UFMG Eduardo Assis Duarte, que, em entrevista à Biblioteca Nacional considerou esta agora famosa fotografia como documento histórica da maior importância.
De certa forma, o trabalho de digitalização minimalista do Brasiliana Fotográfica torna-se um importante argumento para contrariar quem ainda não vê utilidade alguma nos códigos que competem com os processos analógicos.
A riqueza de detalhes proporcionada pelos trabalhos feitos dá novas perspectivas e informações sobre o Brasil de ontem, em um projeto que, de acordo com a BN, tem chance de crescer ainda mais.
STF inicia julgamento que pode ser golpe final contra liberdade de expressão nas redes
Deputado francês compara carne brasileira a lixo em votação sobre o acordo Mercosul-UE
Relatório da PF sobre Bolsonaro e militares acirra clima no Congresso; assista ao Entrelinhas
Mentor do golpe ou quem o impediu: as narrativas em torno de Bolsonaro após indiciamento
Deixe sua opinião