Randy Newman já ouviu os comentários mais frequentes em relação à disputa pelo Oscar de melhor canção original deste ano: tendo recebido três das cinco indicações nessa categoria, "Dreamgirls - Em busca de um sonho'' vai dividir os votos, deixando a disputa ser travada entre a canção de Newman "Our Town'', de "Carros'', e "I Need to Wake Up'', de Melissa Etheridge, do documentário de Al Gore "Uma Verdade Inconveniente''.
"Já ouvi essa teoria, mas não subscrevo necessariamente a ela'', disse Newman. "Acho que vão dar alguma coisa a 'Dreamgirls'''. Isto dito, o compositor estará presente na cerimônia de 25 de fevereiro, apresentando "Our Town'' com James Taylor - que cantou a canção no filme da Disney/Pixar - e sentado no meio do público quando o nome do vencedor for anunciado. "Você vai lá e, sem querer, acaba torcendo para ganhar, apesar de se questionar sobre o significado disso tudo - mas não por muito tempo'', disse ele. "Vou torcer para eu ganhar. E, se isso acontecer, vou ficar espantado''.
Esta é a 17ª indicação de Randy Newman ao Oscar. Ele já foi indicado nas categorias melhor canção e melhor trilha sonora original por seu trabalho em "Na Época do Ragtime'', "Um Homem Fora de Série'', "Toy Story'', "James e o Pêssego Gigante'', "Vida de Inseto'' e "Entrando Numa Fria'', entre outros filmes. E ganhou o Oscar uma vez, pela canção "If I Didn't Have You'', de ''Monstros S.A''.
Newman tem mais trabalho cinematográfico pela frente, incluindo no desenho animado da Disney "The Frog Princess'' e a comédia romântica "Leatherheads'', que está sendo dirigida e estrelada por George Clooney. Ele também está trabalhando num álbum próprio que espera concluir este ano.
"Geralmente só trabalho em uma coisa de cada vez'', diz ele. ''Outros caras que conheço conseguem fazer dois filmes de uma vez ou fazer um filme e um álbum ao mesmo tempo, mas eu, quando estou escrevendo arranjos e compondo para orquestras, não consigo fazer mais nada''.
Entre as canções que vão constar do álbum de Newman estão ''Losing You'' e "Easy Street''. Mas ele ainda não tem certeza se seu álbum vai incluir a canção de tema político "A Few Words in Defense of Our Country''. Isso porque, observa, "essa canção deixará de ser relevante dentro de dois anos, quando a administração Bush tiver terminado''.