• Carregando...

Atualizado em 14/03/06 às 19h15

Durante a abertura do Fórum Global da Sociedade Civil, evento paralelo à 3ª Reunião das Partes do Protocolo de Cartagena sobre Biossegurança (MOP3), realizada na tarde desta terça-feira (14), o governador do Paraná, Roberto Requião, pediu ao governo federal autorização para queimar plantações de soja transgênicas irregulares no Oeste do estado.

Cerca de mil integrantes da Via Campesina invadiram na manhã desta terça-feira uma campo experimental da empresa Syngenta Sementes, em Santa Tereza do Oeste. No local, são realizados desenvolvimentos de diversos tipos de sementes, como soja e trigo.

Requião pediu para que os invasores não queimem as plantações. Ele ofereceu ao governo federal a possibilidade da própria Polícia Militar queimar as plantações. Para isso, precisaria de uma autorização do presidente Lula.

Por estar localizada a seis quilômetros do Parque Nacional do Iguaçu, a empresa não poderia estar fazendo plantios de soja transgênica. Segundo o Ibama, este tipo de experimento deve ser realizado a uma distância superior a dez quilômetros.

De acordo com o ParanáTV, as estufas e os laboratórios da fazenda não foram invadidos. Porém, os manifestantes ocuparam um galpão usado para guardar máquinas e montaram barracas, esparramaram colchões, malas e começaram a cozinhar. Todo o trabalho parou e os funcionários tiveram de sair.

A reunião, realizada na parte externa Expo Trade Pinhais, contou a participação da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, e um dos coordenadores nacionais do MST, João Pedro Stedile.

Veja como foi a ocupação dos sem-terra na reportagem em vídeo

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]