Programe-se
Até Quando Você Quer Viver?
Canal pago GNT. Terças-feiras, às 21h30.
A receita para ter uma vida mais saudável todo mundo sabe, e já está até cansado de ouvir falar. O problema é seguir o combo alimentação saudável e exercícios, além de não fumar e consumir bebidas alcoólicas moderadamente. O novo programa do GNT, Até Quando Você Quer Viver, pega no ponto fraco da maioria das pessoas: a expectativa de vida. Quando percebem que os hábitos são uma espécie de bomba-relógio para o organismo, os participantes correm rapidamente contra o tempo.
O reality é comandado pela médica Márcia Franckevicius, que analisa o estilo de vida pouco saudável dos participantes e calcula o tempo de vida de cada um boa parte dificilmente ultrapassa os 70 anos nesta primeira análise.
Sem muito tempo para processar o susto, a pessoa segue logo as recomendações da médica, que tem ajuda da nutricionista Roseli Rossi, que faz uma "blitz" nas geladeiras, e do preparador físico Beto Rangel. O trio sugere então uma dieta rigorosa e exercícios físicos.
O interessante do programa é que são reunidos vários perfis de pessoas, e tanto o cardápio quanto a rotina de exercícios são montados conforme os gostos e preferências do participante, sobretudo na atividade física. O preparador desmistifica a ideia de que somente academia de ginástica mostra resultados e resgata, inclusive, esportes praticados na infância e adolescência. O participantes Alexandre Placeres, por exemplo, preocupado com sua expectativa de vida por conta dos três filhos pequenos, volta a andar de skate. O salto em anos de vida é surpreendente: Alexandre, que antes do programa tinha uma alimentação baseada em pizza e cerveja, viveria em média 67 anos. Depois das modificações, segundo as análises na médica, pode chegar aos 80.
Excesso?
O número de programas sobre alimentação e saúde tem crescido principalmente nos canais pagos. Milhares de brasileiros também acompanham atualmente o "sofrimento" do ex-jogador Ronaldo Nazário, no Medida Certa Fenômeno (que também é exibido no GNT separadamente do quadro no domical Fantástico). O bombardeamento de informações sobre o assunto talvez seja um sinal da preocupação, já que os números indicam o aumento da obesidade e de doenças relacionadas à má alimentação. A solução para o problema pode ser mais complexa, mas assistir recomendações sendo aplicadas na prática pode incentivar quem está buscando melhorar seus hábitos.
Prejuízo recorde ressalta uso político e má gestão das empresas estatais sob Lula 3
Moraes enfrenta dilema com convite de Trump a Bolsonaro, e enrolação pode ser recurso
Carta sobre inflação é mau começo para Galípolo no BC
Como obsessão woke e negligência contribuíram para que o fogo se alastrasse na Califórnia