A empresa de logística ALL teve lucro líquido de 500 mil reais no primeiro trimestre, ante resultado positivo um ano antes de 35 milhões. O resultado foi impactado por fortes chuvas que atingiram o transporte de commodities agrícolas no início do ano e que chegaram a paralisar um porto na área de atuação da companhia.
Apesar disso, a ALL mantém perspectiva positiva para 2011, em meio a uma revisão para cima da estimativa de produção agrícola no Brasil. "A colheita foi intensificada após as fortes chuvas que atrasaram o início desta no Estado do Mato Grosso, com a exportação de grãos devendo crescer de 53,5 milhões de toneladas em 2010 para 55,6 milhões em 2011", afirma a ALL no balanço.
A empresa afirmou que as chuvas que atingiram o país no início do ano pressionaram os preços de frete agrícola, causando queda nas margens de lucro. Segundo a ALL, no primeiro trimestre houve dois períodos de entressafra, ante um mês e meio nos três primeiros meses de 2010.
As chuvas intensas na região de Paranaguá (PR) bloquearam os acessos ao porto no início da safra. O porto de Paranaguá é responsável por 30% do volume de transporte de produtos agrícolas da ALL.
Apesar de ter registrado uma geração de caixa medida pelo lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda, na sigla em inglês) em leve alta de 1,7%, para 301,7 milhões de reais no primeiro trimestre, a margem no período caiu de 47,4 para 45,6%.
A receita líquida subiu 5,6%, para 661,2 milhões de reais, enquanto o volume cresceu 5,3%, para 5.892 milhões de TKUs (unidade que mede o volume de carga transportada).
Mas o custo dos serviços prestados cresceu 9,6%, impulsionado pela operação brasileira, a 395,8 milhões de reais.
Enquanto isso, as despesas financeiras líquidas subiram 17,3%, para 220,7 milhões de reais, puxadas por aumento nas operações brasileiras, que foram impactadas por "crescimento da dívida líquida e aumento de 30% na taxa de juros interbancária".
A dívida líquida da empresa subiu 32,7% no primeiro trimestre em relação ao registrado um ano antes, para 3,01 bilhões de reais.