A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) deve divulgar apenas na segunda-feira as reduções nos preços das ligações interurbanas nacionais (DDD) e internacionais (DDI), e não mais nesta sexta-feira, como era a previsão inicial. A agência ainda calcula os cortes, mas já é conhecido que, para as ligações DDD, a redução deve ficar em 2,7% em média, excluindo a Embratel, cujos custos ainda estavam sendo definidos durante esta semana.
Para as chamadas DDI, os cortes deverão ficar entre 8% e 9%, aí sim valendo apenas para a Embratel, por ser a única concessionária atuante neste segmento. As demais operadoras que fazem ligações DDI, como a Telemar e a Telefônica, são apenas autorizadas e, portanto, têm direito a praticar preços livres. Se a nova tabela sair na segunda-feira, a redução começará a valer na quinta-feira, uma vez que as empresas têm dois dias para publicá-la em jornais de grande circulação. Mas como existe forte competição entre elas, que já praticam preços menores, o reajuste negativo não deverá ser sentido pelo consumidor.
Já as reduções das tarifas de telefonia fixa local começaram a valer a partir desta sexta-feira. No caso da Telemar, o corte de preços ficou em 0,5134%, enquanto que para a Telefônica, em 0,3759%. Para a Brasil Telecom, a redução foi estipulada em 0,4222%.
Mais “taxa das blusinhas”? Alta do ICMS divide indústria nacional e sites estrangeiros
O que propõe o acordo UE-Mercosul, desejado por Lula e rejeitado por agricultores europeus
O ataque grotesco de Lewandowski à imunidade parlamentar
Marcos Pereira diz que anistia a réus do 8/1 não deve ser votada agora para não ser derrubada no STF
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast