| Foto: /

Seja para quem quer uma grana extra ou para quem busca autonomia e flexibilidade para trabalhar, a atuação como freelancer é uma tendência mundial que cresceu mais de 50% nos últimos cinco anos, segundo a consultoria Business Insider. No Brasil, que é um dos países onde mais se contrata freelas – como são chamados os profissionais – o crescimento foi de 40% no último ano, conforme levantamento do site Freelancer.com, plataforma mundial que conecta mais de 14 milhões de profissionais independentes em todo o mundo.

CARREGANDO :)

A partir de um levantamento dos trabalhos mais contratados em 2014, o portal aponta as áreas de destaque e principais tendências e projetos de impacto social para os freelancers em 2015. Confira quais são elas e fique de olho em novas oportunidades:

Publicidade
CONSTRUÇÃO: Os projetos relacionados construção tiveram aumento significativo em 2014 e devem continuar a todo vapor neste ano. Somando diferentes áreas da engenharia civil, como design, construção e manutenção do ambiente físico sem afetar o meio ambiente, o segmento cresceu 136% no ano passado. A arquitetura cresceu aproximadamente 90% e os projetos CAD/CAM, que incluem serviços de design e monitoramento de projetos, cresceram 73%.
DECORAÇÃO: Cada vez mais criativas e exigentes, as pessoas continuam buscando beleza e conforto para suas casas e ambientes de trabalho. Os projetos relacionados a decoração e design de interiores cresceram 77% e 71%, respectivamente, e o design de móveis encabeça a lista, com aumento de 132% na demanda.
GERAÇÃO DE NEGÓCIOS: Empregadores, empreendedores e pequenas e médias empresas estão apostando em plataformas de comércio eletrônico e terceirizando processos, o que deve abrir os olhos e engordar a conta dos profissionais autônomos. Os projetos do Shopify, software de e-commerce, aumentaram 93% em 2014, e a contratação de serviços como contabilidade e recrutamento, com alta de 84% e 71%, respectivamente, também segue impulsionada. Marketing e design também aparecem como destaque, e a folheteria, incluindo folders, catálogos, cartazes e outros, sozinha abocanhou mais de 70% dos projetos da área.
GERAÇÃO DE CONTEÚDO: Em ascensão já há alguns anos, os trabalhos com mídias sociais e geração de conteúdo fecharam mais um ano no ranking dos mais requisitados. O Pinterest, sozinho, registrou um aumento exponencial de 394% em 2014.
CRIATIVIDADE E FOTOGRAFIA: Em tempos de democratrização da comunicação e excessos de imagem e conteúdo, o design e a escrita criativa também merecem atenção especial de quem procura se diferenciar. O primeiro cresceu 254% ao longo do último ano, enquanto o segundo teve um impulso de 157%. Junto com a fotografia, que cresceu 135%, formam um triângulo digno de atenção.