A Azul deixará de operar no aeroporto da Pampulha, em Belo Horizonte, a partir do dia 4 de abril, anunciou a companhia nesta quarta-feira (17). Em nota, a empresa atribuiu o fim das atividades ao “cenário econômico desafiador observado atualmente no Brasil”.

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Hoje, a Azul realiza 12 pousos e decolagens diários durante a semana na Pampulha, além de dois voos aos sábados e quatro aos domingos, segundo a Infraero. As rotas incluem Rio de Janeiro e Campinas.

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Apesar de a Azul operar mais da metade (60%) de todos os voos regulares no aeroporto da Pampulha, a saída da companhia não terá grande impacto no local, segundo a Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária), já que a maioria das operações realizadas no aeroporto são de voos não regulares, como fretados, executivos e táxis aéreos. Em 2015, o aeroporto recebeu 42.763 voos não regulares e apenas 8.039 voos comerciais, segundo a Infraero.

A Infraero diz que, apesar de a pista ter capacidade para pouso e decolagem de aviões maiores, o local só está autorizado pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) a receber aeronaves de médio porte que realizam rotas domésticas, com capacidade para cerca de 70 passageiros.

Por meio de sua assessoria, a Azul afirmou que continuará avaliando a demanda do mercado e que tem interesse em retomar as operações caso seja viável financeiramente.

As outras companhias aéreas que operam voos regulares no aeroporto da Pampulha são a Passaredo e a FlyWays, que iniciou as operações no último 28 de dezembro.

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Passageiros que já compraram passagens para viagens após 4 de abril serão reacomodados em outros voos da companhia no aeroporto internacional de Belo Horizonte (Confins) ou ressarcidos.

A Azul afirma ainda que os colaboradores que atuam na Pampulha terão a opção de ser realocados em outras cidades nas quais a empresa atue. As operações de manutenção no hangar localizado no aeroporto da Pampulha continuarão normalmente, acrescentou a aérea.