Dissídio coletivo definirá desfecho da greve dos Correios
Com o fracasso nas negociações, o desfecho da greve dos Correios será mesmo definido pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST)
Greve dos Correios: 1,16 milhão de correspondências estão atrasadas
A greve dos Correios provoca poucos transtornos aos usuários no Paraná nesta segunda-feira (7), com 1,16 milhão de objetos postais em atraso e nenhuma agência ou centro de distribuição fechado. Em dias normais, são entregues, no estado, 1,5 milhão de correspondências. Também não há, nesta segunda, centros de distribuição ou agências fechadas, conforme informações da estatal.
Os serviços oferecidos pelas agências bancárias vão continuar prejudicados no Paraná. Sindicatos de todo o estado realizaram assembleias e, seguindo a orientação do comando nacional da categoria, nenhum aceitou a última proposta apresentada pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) na última sexta-feira (4), mantendo a greve que começou há quase um mês, no dia 19 de setembro.
De acordo com o presidente da Federação dos Bancários do Paraná (Feeb-PR), Gladir Antonio Basso, a Fenaban propôs um reajuste de 7,1%, inferior aos 11,93% reivindicados pelos grevistas, e se "esqueceu" de outras exigências. "Pensaram apenas na questão econômica e não na social", comenta.
Além da correção, os bancários querem o fim das metas abusivas, diminuição das doenças ocupacionais, mais segurança nas agências e contratação de mais profissionais. Uma nova proposta é aguardada pela categoria ainda nesta semana.
Sindicato derruba interdito proibitório do HSBC
O Sindicato dos Bancários de Curitiba e região conseguiu uma liminar em mandado de segurança que derruba o interdito proibitório conquistado no final do mês passado pelo banco HSBC. O documento garantia a abertura das agências bancárias da instituição na capital.
O HSBC foi procurado para comentar o caso, mas não havia se manifestado até às 12 horas.
Esta é a segunda conquista da entidade envolvendo a abertura de agências. Na quarta-feira passada (2), o sindicato já havia derrubado a ação movida pelo Bradesco para manter as agências abertas.
Com isso, apenas as agências do Itaú permanecem abertas por decisão da Justiça.
Bancários de São Paulo continuam paralisados
A greve dos bancários foi mantida por decisão unânime de cerca de mil trabalhadores que participaram de uma assembleia realizada na Quadra dos Bancários, em São Paulo, nesta segunda-feira (7).
"Há uma margem muito grande de lucro sendo apropriada somente pelos bancos. A sociedade quer sua parte, na forma de melhores serviços, e os bancários na forma de melhores salários e condições dignas de trabalho. Por isso cobramos além de um reajuste maior, propostas mais concretas para acabar com a pressão que adoece a categoria e mais contratações para melhorar o atendimento e reduzir a sobrecarga de trabalho", disse Juvandia Moreira, presidente do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e região e uma das coordenadoras do Comando Nacional dos Bancários.
Veja como evitar transtornos e realizar as operações bancárias sem depender do serviço interno das agências
Perspectiva de devassa jurídica de emendas deve gerar forte impacto no cenário político
Defensor de Natuza Nery, Gilmar Mendes tem histórico de processos contra jornalistas
O “abraço na democracia” será apenas simbólico mesmo
Governo abre ano com leilão nas Cataratas do Iguaçu após captar R$ 48 bi com concessões de rodovias
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast