Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
juros

Bancos privados querem retomar financiamento às empresas nacionais

Apesar da retomada da trajetória de alta da taxa de juros básicos Selic pelo Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom), o setor bancário privado mostra-se disposto a retomar o financiamento às empresas brasileiras.

O presidente reeleito da Associação e do Sindicato dos Bancos do estado do Rio de Janeiro (Aberj/Sberj), Carlos Alberto Vieira, empossado nesta sexta-feira (7), disse que acompanha "sem nenhuma simpatia" a elevação dos juros. Ele compreende, porém, que diante dos sintomas de recrudescimento inflacionário da economia, "o Banco Central está cumprindo um dever que, por lei, é atribuído a ele, que é levantar a taxa de juro para diminuir a oferta de recursos no mercado e esfriar um pouquinho a economia".

A notícia, a seu ver, não é boa, mas "é uma notícia que não pode deixar de ser aceita pela comunidade porque, entre todos os males, o pior é a inflação". O presidente da Aberj/Sberj afirmou que o juro alto não impedirá os bancos de financiarem o setor produtivo. "Os bancos cumprem o seu dever cívico de emprestar às atividades produtivas e continuarão fazendo".

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.