A TIM encerrou o mês de março com uma base de assinantes de 75,7 milhões de linhas, crescimento de 2,5% na comparação com o mesmo período do ano passado, de acordo com dados divulgados no balanço de resultados da empresa.
Já a base de assinantes total com aparelhos 3G terminou o primeiro trimestre do ano com 42,3 milhões de usuários, aumento de 58,9% em relação ao mesmo período do ano passado, “demonstrando o sucesso da estratégia da empresa para estimular a penetração do smartphone entre seus usuários para uma maior utilização de dados”.
Em relação à base 4G, o total foi de 3,0 milhões de usuários até o final de março, aumento de quase 50% em relação à base de dezembro de 2014 com mais 990 mil usuários no trimestre.
As adições líquidas totalizaram 29 mil, como resultado das adições brutas de 9,4 milhões de linhas (alta de 1,6% na comparação com o primeiro trimestre de 2014) e menos desconexões totalizando 9,3 milhões de linhas no período.
Desligamentos
A empresa informou ainda que o churn (taxa que mede o número de clientes desligados da base de clientes) no primeiro trimestre foi de 12,3%, um ligeiro incremento quando comparado aos 11,9% registrados no mesmo período do ano passado.
A base de clientes pós-pago alcançou a marca de 13 milhões de usuários em março de 2015, um crescimento anual de 6,4%. Durante o trimestre, a TIM adicionou 507 mil usuários no segmento. Já o pré-pago, terminou março com 62,7 milhões de usuários, aumento de 1,7% na comparação anual.
No relatório de resultados, a companhia destacou que a redução no ritmo de crescimento da base de assinantes do mercado de telefonia móvel brasileira é resultado de um setor “já altamente penetrado, com usuários utilizando vários cartões SIM”, assim como de uma “desaceleração macroeconômica contínua com as políticas de restrição.”