As principais bolsas de valores da Ásia começaram a mostrar reação nesta sexta-feira (19), e encerraram o pregão sem sustos e em alta, após as ações coordenadas dos principais bancos centrais para colocar um ponto final na crise financeira que atormenta o mundo.
Os mercados também reagiram à notícia de que o Departamento do Tesouro dos EUA e o banco central do mesmo país trabalham para a criação de um 'plano amplo' para ajudar os bancos a escapar de suas dívidas incobráveis, principal causa da atual crise financeira.
As bolsas de Hong Kong e Xangai surpreenderam com as maiores valorizações. O índice Hang Seng da Bolsa de Hong Kong fechou em forte alta de 9,61%. A bolsa de Xangai também terminou o dia em ascensão: 9,46%.
As demais bolsas asiáticas tiveram desempenho médio, mas encerraram as sessões em alta. O índice Nikkei da Bolsa de Tóquio (Japão) fechou em 3,75%, e seu segundo indicador, o Topix, que reúne todos os valores da primeira seção, subiu 4,68%.
O índice Kospi da Bolsa de Seul (Coréia do Sul), concluiu o pregão em 4,55%, enquanto o indicador de valores tecnológicos Kosdaq subiu 2,93%. Em Taiwan, a Bolsa de Taipei ganhou 5,82%, enquanto a de Manila ganhou 4,69%.
Na Rússia, onde as bolsas tiveram quedas acentuadas, chegando aos 18% - e forçando a interrupção dos negócios durante dois dias - as atividades foram retomadas com forte alta. Os principais índices, o RTS e o MMVB, subiram na abertura 9% e 13%, respectivamente.
Bolsas européias
As bolsas de valores européias seguem a média positiva dos últimos dias. A Bolsa de Londres (Inglaterra) abriu com tendência de alta e seu índice principal, o FTSE-100, subia 1,18%. O índice geral SMI (Swiss Market Index) da Bolsa de Zurique (Suíça) abriu em alta de 6,66%.
O mercado de valores de Milão (Itália) também iniciou o dia em alta: 2,21% para o índice S&P/MIB e 2,48 para o índice geral Mibtel. O índice Ibex-35 da Bolsa de Madri (Espanha) abriu em 5,04%, enquanto que o índice Geral de Madri começou com 6,45% de valorização. Em Paris (França), o CAC-40 começou com alta de 5,34%. O índice DAX-30 da Bolsa de Frankfurt (Alemanha) abriu em 3,95%.
- Bovespa se recupera no fim do pregão e sobe 5,48%. Dólar fecha a R$ 1,93
- Crise não afeta planos de investimento da Embraer
- Empresas brasileiras prevêem contração do crédito e redução do PIB
- Ata do Copom sinaliza que alta de juros pode perder força
- BC vende nesta sexta até US$ 500 milhões com compromisso de recompra
Cerimônia de memória do 8/1 se transforma em ato político com gritos de “sem anistia”
8/1 completa dois anos com 371 condenados; assista ao Sem Rodeios
Super live de oito horas contesta narrativa do governo sobre o 8 de janeiro
Conanda publica resolução de aborto em meninas de 14 anos, sem aval dos pais, até 9 meses
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast