Tem sotaque do interior uma estrela do mercado imobiliário. E pelo menos um executivo da Plaenge, que tem sede em Londrina, onde foi fundada há 40 anos, não esconde os "erres" puxados. Fernando Fabian, filho de um dos fundadores, tem a cadência da fala sossegada, com sotaques de quem já passou por outras cidades. Na Plaenge é assim: onde a construtora pretende erguer edifícios, vai um diretor, que deve residir na cidade com a família para conhecer de perto o mercado.
Fernando chegou a Curitiba em 2002. Um ano depois, a Plaenge lançava seu primeiro empreendimento local, o Le Corbusier. Esta semana, entregou seu décimo-primeiro edifício na cidade, o Le Havre (foto), concluído rigorosamente dentro do prazo, assim como as demais obras.
Não à toa. O DNA da empresa está explicitado na combinação das palavras "planejamento" e "engenharia". Está dando muito certo. Nos últimos cinco anos, o Grupo Plaenge cresceu 589%. Hoje, o grupo que abriga também as construtoras Plaenge Chile, Vanguard Home e Emisa é o maior incorporador de capital fechado no Brasil.
Fabian conversou com a coluna no apartamento decorado do Infinity, edifício de alto padrão na Ecoville. Da janela, viam-se outros empreendimentos com a marca Plaenge, prontos ou em construção.
A Plaenge vem seguindo firme com a mesma política empresarial. Não houve dúvida em nenhum momento?
Fernando Fabian Fomos procurados por vários agentes para fazer a abertura de capital. Paramos para analisar, mas decidimos que para nós o IPO não faria sentido. Abrir capital é uma forma de captar recursos grandes para financiar o crescimento da empresa, ou para crescer rápido em um curto período. Preferimos manter nosso crescimento como sempre foi nessas quatro décadas: constante. Bolhas geram grandes gargalos. Crescimento moderado é saudável.
Dos quatro fundadores , três são engenheiros e um é economista. Você e seu irmão são engenheiros?
FF Sim, e temos isso no sangue. Pensamos em planejamento, em qualidade, temos a percepção de médio e longo prazo. A empresa bem-sucedida precisa unir e equalizar a visão de planejamento com o lucro.
O braço industrial da empresa, a Emisa, vai bem?
FF Sim, temos grandes clientes. Há um ano entregamos uma indústria grande em Campo Largo, a SIG, e já nos pediram um projeto de ampliação. Estamos concluindo uma grande indústria da Coca-Cola em Maringá. Fizemos a Matte Leão em Fazenda Rio Grande, certificada com o selo verde internacional.
E a Plaenge Chile?
FF Também! Em abril lançamos o Ipanema Home & Resort, na cidade de Temuco, a 600 quilômetros de Santiago. É o primeiro prédio do Chile onde os apartamentos têm churrasqueira na sacada. A Plange já entregou 737 unidades lá desde que começamos a atuar no país, há três anos. E teremos mais lançamentos.
A profissão de engenheiro andou em baixa, mas a situação virou: hoje, o que o país mais precisa são engenheiros. Você se sente valorizado?
FF Andou em baixa muito tempo, não é? (risos). Acho que a engenharia como um todo, estando em alta, significa que o país está crescendo, investindo em infraestrutura, que dias melhores estão chegando. Vejo isso com otimismo. Muita coisa tem que melhorar, mas os primeiros passos foram dados.
Em qual prédio da Plaenge você mora?
FF Em nenhum! (risos). Construí uma casa no Parque Tingui.
* * * * *
Corretor instantâneo
Quando o assunto são novas tecnologias, o mercado imobiliário não fica para trás. A Imobiliária JBA Imóveis está incorporando o QR Code ferramenta que envia informações através dos smartphones para placas de obras, catálogos de imóveis e o site. "Ao encontrar uma placa da JBA em frente de um imóvel, você poderá acessar rapidamente, com seu celular, informações sobre o empreendimento", exemplifica Cláudia Tocci, diretora da imobiliária, que além da tecnologia está investindo em marketing e comunicação: o catálogo será transformado em revista, um novo site será lançado e a presença no Facebook já está no ar.
Redes na mira
A organização da 21ª edição da Feira de Imóveis, promovida pela Associação dos Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário do Paraná (Ademi/PR), também investe na tecnologia. Com foco total na web, há dois meses, o evento conta com uma curadoria especializada para orientar o conteúdo do site e a presença nas redes sociais. "A curadoria está direcionada ao público-alvo do mercado imobiliário, em sua faixa etária, e nas redes sociais em que ele está mais presente. O objetivo é o fortalecimento da marca", conta Eduardo Cavalli, diretor da Active, agência digital responsável pelas ações on-line e manutenção dos canais da feira imobiliária.
A página da Feira de Imóveis no Facebook é bastante dinâmica e criativa. Faltando ainda dez dias para a abertura do evento, já conta com 2,5 mil fãs.
Rodízio imobiliário
A Cyrela Paraná prepara três lançamentos com localizações privilegiadas. Na esquina das ruas Manoel Eufrásio com a Campos Sales será construído o primeiro edifício de altíssimo padrão da empresa. No Juvevê, no terreno da antiga Garagem Moderna, começa a movimentação da obra. E no coração do Batel, o terreno das churrascarias Badida e Dom Gabriel, junto com o da Drogaria Nissei, dará lugar a mais um empreendimento.
Corujão voa alto
Após participar do XXII Congresso Nacional da Fenabrave, em São Paulo, Helmuth Altheim, diretor-geral da entidade no Paraná, embarca para a Cróacia. Ele vai desfrutar do prêmio de segunda melhor concessionária Volkswagen do Brasil. O Corujão Automóveis recebeu, pela quarta vez, o prêmio "Alta Performance" da montadora, na categoria Diamante - principal premiação da marca no país.
Detalhe: a loja Corujão do Pinheirinho ficou em 2º lugar no Brasil e a matriz da Rua Guaianazes em 3º no ranking de melhor distribuidor nacional.
Do brooklyn para o Barigui
Tendo o novíssimo pavilhão Expo Renault Barigui como local da Feira de Imóveis do Paraná deste ano, a Ademilar Consórcio bolou uma promoção que combina com o local. Durante o fim de semana dos dias 1º e 2 de setembro, três bicicletas vão circular pelo parque chamando o público para conhecer o estande da empresa e as vantagens do consórcio imobiliário. A ideia vem a calhar com o prêmio que a Ademilar sorteará entre os visitantes do evento: uma bicicleta Brooklyn Cruiser (como a da foto), que, com seu estilo vintage, atualmente é febre em Nova York.