Os Cartórios de Registro Civil do Estado do Paraná e a Receita Federal lançam, na próxima segunda-feira (7), o serviço de emissão de CPF para recém nascidos paranaenses diretamente nas certidões de nascimento. O serviço será gratuito. Atualmente os cidadãos pagam R$ 7 nos postos conveniados com a Receita Federal para emitir o CPF.
No Paraná, o projeto abrangerá todos os 537 Cartórios de Registro Civil do Estado, presentes em todos os municípios paranaenses e também nos distritos e subdistritos. O projeto, que teve início em São Paulo e Rio de Janeiro, deverá ser expandido para outros estados nos próximos meses.
Além da gratuidade e da comodidade, o CPF na certidão de nascimento evita fraudes e problemas causados por homônimos, segundo a assessoria de imprensa da Receita Federal. De janeiro a outubro de 2015, foram emitidos quase 32 mil números de CPF para menores de um ano de idade no Paraná.
Muitos pais solicitam cedo o número do CPF para que seus filhos tenham acesso a serviços públicos e planos de saúde ou possam ser titulares de contas bancárias, por exemplo, diz a Receita. O sistema também já está adaptado para permitir o cadastro da filiação independentemente do gênero que compõe a família.
O lançamento ocorrerá no Hospital Evangélico, em Curitiba, com o registro do primeiro CPF para um recém-nascido a partir das 9h30.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast