Gustavo Selig (à esq.) e Normando Baú, respectivamente presidentes da Associação dos Dirigentes do Mercado Imobiliário do Paraná (Ademi-PR) e do Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon-PR), na solenidade de abertura da 21ª Feira de Imóveis do Paraná, quarta-feira, no Expo Renault Barigui. O evento, que termina hoje às 20 h, reúne mais de 50 empresas do mercado e deve receber 40 mil visitantes.
Jogo imobiliário
Conhecer um empreendimento imobiliário jogando videogame é a boa pedida no espaço da Brookfield Incorporações na Feira de Imóveis. A interatividade atrai os visitantes. O game é uma corrida virtual pelos bairros do Portão, onde fica o residencial Update, e do Água Verde, localização do Younique.
Nova fronteira
A Apolar Imóveis, que também está na Feira de Imóveis, acaba de abrir as portas de sua primeira franquia em Maringá. A expectativa é de crescimento acelerado. Além dos imóveis locais, a Rede Apolar leva aos maringaenses a facilidade de consulta e compra em todas as cidades onde a empresa tem franquias mais de 70 no Paraná e em Santa Catarina.
Mar territorial
A Brasil Brokers Galvão patrocina o campeonato brasileiro da classe Lightning, que pela primeira vez será realizado em Guaratuba, no Litoral paranaense. Valendo como seletiva da equipe brasileira para o campeonato sul-americano na categoria, a competição deve contar com 60 velejadores nacionais e internacionais em 20 barcos. O evento será no próximo fim de semana na Escola de Náutica e Marinharia de Guaratuba.
Vem aí o AGVolks
Um grupo de estagiários da fábrica da Volkswagen do Brasil em São José dos Pinhais desenvolveu um novo conceito de veículo auto guiado usando a tecnologia interna da empresa. O robô do tipo AGV (Automatic Guided Vehicle) será implementado na linha de montagem no final do ano. Ele é utilizado para transporte e abastecimento de peças dentro da fábrica em um trajeto pré-definido, sem necessidade de operador. O modelo foi aprimorado pelos jovens como exercício de aprendizagem durante o estágio, com apoio e orientação dos engenheiros e técnicos da montadora.
O projeto recebeu o primeiro lugar no Programa de Reconhecimento de Estagiários da Volkswagen do Brasil.
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A gata e o jaguar
Quem estiver em Paris entre 29 de setembro e 14 de outubro pode curtir um programa que une paixão por carros, glamour e música envolvente. A cantora e compositora Lana Del Rey, nova garota-propaganda da Jaguar, vai participar do lançamento do novo modelo da marca, o F-Type. O esportivo da marca britânica será revelado no Salão de Paris.
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Capítulos inéditos
Adriana Siufi Samaan (foto) é da leva dos "novos curitibanos". Em 2003, a paulistana "da gema" escolheu a capital paranaense para viver, trabalhar e criar os filhos. Não quer mais ir embora. Diz que adora a cidade e, por conta da profissão, acredita que chegou no momento certo. Consultora em marketing e comunicação, especializada no mercado imobiliário, ela acompanhou de perto a evolução do segmento. Com a experiência acumulada em 12 anos no setor, Adriana escreveu Marketing Imobiliário em 10 Capítulos, no qual relata vários cases de sucesso. O livro foi publicado pela editora InVerso e lançado na Feira de Imóveis do Paraná, onde ela recebeu a coluna.
Do mercado de São Paulo para Curitiba, quais diferenças sentiu ao chegar?
Adriana Samaan Muitas! (risos). Na minha área, havia tudo por fazer. Acredito que faltava, aqui, um olhar mais profissional sobre o mercado.
O que mudou?
AS Evoluiu bastante. Quando cheguei, o foco era no produto para o cliente. Isso está mudando, pois o foco deve ser no cliente. Era preciso criar um olhar novo de marketing externo, fora do núcleo familiar que caracteriza muitas empresas de Curitiba.
A chegada de grandes construtoras e incorporadoras de São Paulo ajudou a mudar o cenário?
AS Sim, provocou um amadurecimento do mercado local. Hoje, as construtoras daqui já se arriscam a fazer parcerias com as empresas de fora, por exemplo. E começam a lançar produtos mais personalizados.
Após a chamada "bolha", que veio atender a uma grande demanda reprimida, o mercado vive uma fase de ajuste. O que você recomenda neste momento?
AS Esse ajuste é nos bastidores. A demanda continua existindo. É preciso que o marketing imobiliário se descole do macromovimento. Cada empresa deve enxergar seu caminho, construir identidade própria e fortalecer sua marca, tendo como base o seu DNA. Ainda há muitos clichês na comunicação. É preciso ousar, sem esquecer que o mercado local é mais conservador. Curitiba, mesmo com tanta gente de fora vivendo aqui, é realmente mais conservadora.