Pontos de destaque

>> Atenção à tendência de recuperação na confiança do consumidor.

>> A adaptação de marketing dará o estímulo que falta para influenciar na decisão do consumidor.

>> Para adaptar sua oferta com propriedade é necessário análise constante.

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Nesses últimos dias chamou a atenção a divulgação do Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) realizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), que registrou os menores índices de confiança de toda a série histórica iniciada em 1999, atingindo 44,8 pontos em novembro, em levantamento realizado com 2.807 empresas de todo país. Ao mesmo tempo, o Índice Nacional de Expectativa do Consumidor (INEC) divulgado pela mesma CNI mostra sinais de melhora nos últimos três meses, chegando a 112 pontos em outubro. Comparado com outubro do ano passado, também houve melhora de 1,2%, sendo a primeira vez que isso ocorre desde março de 2013. Segundo a entidade, isso confirma uma tendência de recuperação da confiança do consumidor.

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Como isso afeta os seus negócios? Como você se posiciona diante disso? Os esforços de marketing precisam estar antenados com essas tendências para adaptar a oferta que é feita ao mercado e torná-la mais competitiva também em relação ao momento. Está aí a dinâmica viva e necessária a ter seu ritmo puxado pelas iniciativas de marketing.

Adaptação da oferta ao mercado

As ofertas que você faz ao mercado com seus produtos e serviços visam suprir uma necessidade ou desejo de seus clientes e melhores índices de confiança do consumidor nos mostram que estes estão mais dispostos a investir na satisfação de suas necessidades de consumo. Entretanto, nessa aparente retomada da confiança do consumidor, é natural que estejam ainda muito seletivos. Nesse momento, os esforços de marketing precisam dar o estímulo que falta para influenciar na decisão do consumidor.

Segundo os 4A's de marketing de Raimar Richers, a "Adaptação" é precedida pela "Análise". Digamos que ao realizar essa análise de mercado, você verifique que os consumidores estão pendurados em dívidas, o que deixa claro que sua oferta precisa ser adaptada através de novas estratégias de preços, incluindo aí planos de pagamento mais flexíveis e com melhores prazos. Desse modo, sua oferta estará mais encaixada na mente do consumidor como uma solução para as suas necessidades de consumo.

Do olho do momento e nas tendências

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As adaptações feitas em sua oferta ao mercado precisam ser atualizadas todo o tempo, pois o mercado é dinâmico. Assim, em algum momento você pode flexibilizar suas estratégias de preços, sacrificando um pouco suas margens para vender mais, como dissemos acima. Porém, se você ficar atento a ventos de melhoria, poderá rapidamente adaptar novamente a oferta para recuperar margem e tentar atrair o consumidor com outra estratégia.

Com isso, você mantém a saúde de seu negócio, ao mesmo tempo que o mantém competitivo. Entretanto, para fazer isso com propriedade e menores riscos, precisará também estar constantemente realizando a "Análise" de mercado. Atualmente não é tão difícil fazer isso, devido à abundância de informações disponíveis, mas vai requerer disciplina e organização para fazer análises com qualidade e no mesmo ritmo das necessidades de adaptação.

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