Pontos de destaque
>> Atenção à tendência de recuperação na confiança do consumidor.
>> A adaptação de marketing dará o estímulo que falta para influenciar na decisão do consumidor.
>> Para adaptar sua oferta com propriedade é necessário análise constante.
Nesses últimos dias chamou a atenção a divulgação do Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) realizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), que registrou os menores índices de confiança de toda a série histórica iniciada em 1999, atingindo 44,8 pontos em novembro, em levantamento realizado com 2.807 empresas de todo país. Ao mesmo tempo, o Índice Nacional de Expectativa do Consumidor (INEC) divulgado pela mesma CNI mostra sinais de melhora nos últimos três meses, chegando a 112 pontos em outubro. Comparado com outubro do ano passado, também houve melhora de 1,2%, sendo a primeira vez que isso ocorre desde março de 2013. Segundo a entidade, isso confirma uma tendência de recuperação da confiança do consumidor.
Como isso afeta os seus negócios? Como você se posiciona diante disso? Os esforços de marketing precisam estar antenados com essas tendências para adaptar a oferta que é feita ao mercado e torná-la mais competitiva também em relação ao momento. Está aí a dinâmica viva e necessária a ter seu ritmo puxado pelas iniciativas de marketing.
Adaptação da oferta ao mercado
As ofertas que você faz ao mercado com seus produtos e serviços visam suprir uma necessidade ou desejo de seus clientes e melhores índices de confiança do consumidor nos mostram que estes estão mais dispostos a investir na satisfação de suas necessidades de consumo. Entretanto, nessa aparente retomada da confiança do consumidor, é natural que estejam ainda muito seletivos. Nesse momento, os esforços de marketing precisam dar o estímulo que falta para influenciar na decisão do consumidor.
Segundo os 4A's de marketing de Raimar Richers, a "Adaptação" é precedida pela "Análise". Digamos que ao realizar essa análise de mercado, você verifique que os consumidores estão pendurados em dívidas, o que deixa claro que sua oferta precisa ser adaptada através de novas estratégias de preços, incluindo aí planos de pagamento mais flexíveis e com melhores prazos. Desse modo, sua oferta estará mais encaixada na mente do consumidor como uma solução para as suas necessidades de consumo.
Do olho do momento e nas tendências
As adaptações feitas em sua oferta ao mercado precisam ser atualizadas todo o tempo, pois o mercado é dinâmico. Assim, em algum momento você pode flexibilizar suas estratégias de preços, sacrificando um pouco suas margens para vender mais, como dissemos acima. Porém, se você ficar atento a ventos de melhoria, poderá rapidamente adaptar novamente a oferta para recuperar margem e tentar atrair o consumidor com outra estratégia.
Com isso, você mantém a saúde de seu negócio, ao mesmo tempo que o mantém competitivo. Entretanto, para fazer isso com propriedade e menores riscos, precisará também estar constantemente realizando a "Análise" de mercado. Atualmente não é tão difícil fazer isso, devido à abundância de informações disponíveis, mas vai requerer disciplina e organização para fazer análises com qualidade e no mesmo ritmo das necessidades de adaptação.
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