Os pontos-chave

>> 4,5 milhões de óculos escuros serão vendidos pela Chilli Beans esse ano.

>> Confiança no consumidor e liberdade para experimentação dos óculos promoveram as vendas.

>> Muita cor, design, ousadia e um forte vínculo com a música ajudaram a construir uma identidade própria.

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Para inspirar o novo ano que bate à porta, e apimentar as ideias de quem quer olhar para frente, parece simpático falar de sucesso. Falar de quem já tem mais de 600 lojas espalhadas por todo o Brasil e no exterior, prevendo vender cerca de 4,5 milhões de óculos no Brasil nesse ano parece ser um bom começo. Esses são os números da Chilli Beans, do empresário Caito Maia, que começou seu negócio no final dos anos 90, quando trouxe uma mala de óculos dos Estados Unidos, onde morava para estudar música. Essa primeira mala de óculos escuros foi vendida rapidamente entre os amigos, o que atiçou a veia comercial do empresário, que passou a atuar como distribuidor. Por uma falha na gestão do fluxo de caixa, agravada pelo calote recebido de três clientes, faliu a Blue Velvet, sua primeira empresa. Com o estoque restante, o empresário partiu para a feira itinerante Mercado Mundo Mix, onde entendeu a importância de ter uma marca. Foi aí que nasceu a Chilli Beans.

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Óculos escuros para ver melhor

Logo de cara, Caito percebeu que para o consumidor, óculos escuros não era um item para passar o ano, mas tinha a ver com um momento. Por isso, desde o início a Chilli Beans nunca teve travas ou dispositivos de segurança, mas priorizou que o cliente tivesse a liberdade para tocar nos óculos e experimentá-los. Além disso, o clima de confiança promove mais as vendas. Isso também despertou a atenção para a importância do display, e sua forma de exposição dos produtos, que é feita conforme o perfil de público da loja.

Lentes para clarear as estratégias

Algumas estratégias foram marcantes na trajetória de sucesso da Chilli Beans, além da atenção especial na interação com o cliente no ponto de venda. Houve uma experiência importante com escolha da localização das lojas, que era fruto de um aprendizado decorrente dos quiosques da marca. Como os quiosques podiam movimentar-se nos shoppings, a empresa conseguia identificar os melhores pontos antes de decidir onde situar a loja.

Um ponto decisivo em sua estratégia ocorreu ao decidir vender apenas produtos da marca Chilli Beans. Nesse momento, o consumo foi alavancado através do reconhecimento e o respeito pela marca, que surgiram de maneira mais forte. Foi tão forte, que atualmente resulta em uma marca capaz de partir para o negócio de licenciamento para outros produtos, como roupas íntimas e chinelos.

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Estilo

Muita cor, design, ousadia e um forte vínculo com a música ajudaram a construir um estilo, que confere à marca Chilli Beans uma identidade própria. Por isso, a empresa foi premiada entre as 25 franquias mais inovadoras do Brasil, concedida pela Associação Brasileira de Franchising. Também ficou no TOP 10 no Ranking de Internacionalização de Franquias Brasileiras de 2014, divulgado pela Fundação Dom Cabral (FDC).

Atualmente presente no Brasil e mais em Portugal, Estados Unidos, Colômbia, Kuwait, Peru e Israel, a marca segue em seu plano de expansão internacional, adotando práticas de marketing ousadas como a realização de shows de música dentro de suas lojas.

Sandro Gomes é sócio-diretor da CrossVision – Consultoria e Assessoria em Gestão de Negócios e Marketing

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