Rubens Barrichelo foi dos destaques durante a última temporada de Fórmula 1. Com um carro competitivo, o brasileiro teve chances de vencer a competição. Quem levou a melhor, porém, foi o companheiro de equipe na Brown GP, o inglês Jenson Button, que acabou sendo o campeão. Com o jogo F1 2009, que chega para o Nintendo Wii e Sony PSP, os rumos dessa história talvez possam ser mudados.
Após um longo tempo sem aparecer nos videogames, a FIA liberou os direitos de imagem de todos os pilotos e equipes da temporada deste ano. O jogo produzido pela Sumo Digital traz o roteiro completo e atualizado da competição, com as pistas oficiais, carros e anunciantes. O jogador poderá pilotar uma Ferrari, Willians, Red Bull ou qualquer carro das outras sete equipes. Com certeza, a fidelidade de nomes é um diferencial positivo para os amantes deste estilo. O último lançamento oficial autorizado pela entidade que cuida da propriedade intelectual da categoria chegou ao mercado no começo de 2007. E, mesmo assim, era exclusivo para o Playstation 3.
Além da fidelidade das nomenclaturas, o jogo traz os mesmos modos de disputa. Há a possibilidade de fazer diversos treinos livres, participar das etapas de classificação e disputar a temporada completa, o que estenderá em muitas horas o tempo gasto na frente da TV.
F1 2009 é simples de se aprender, pois se trata de um jogo de corrida no estilo "arcade", aquele que não respeita a gravidade nem está preocupado em se parecer hiper-realista. A curva de aprendizado é baixa e há uma gama de opções que deixam a disputa cada vez mais fácil, algo que está se tornando moda principalmente no Wii. Se preferir, o computador mostrará uma linha na pista com o melhor traçado, indicando inclusive a melhor hora de frear e acelerar. É só seguir as dicas e certamente chegará nas primeiras colocações. É aí que se dividem as opiniões.
Um jogo deve ser divertido ou fiel? Dependendo do lado em que o jogador estiver a experiência pode ser frustrante. Por vontade própria ou incompetência, a Sumo Digital resolveu não incluir a aclamada física realística nem a deformação dos veículos conforme os acidentes vão acontecendo. Um exemplo: os carros que estão mais para trás na classificação parecem ser mais rápidos, o que torna o jogo uma eterna disputa por posições. Assim como é inútil tentar abrir vantagem, já que sempre terá um carro no encalço dos primeiros. As mudanças climáticas servem mais só como variações gráficas. Não há muitas diferenças entre se correr num dia de sol ou debaixo de uma chuva torrencial. A mecânica lembra jogos como Daytona e Nascar.
Independente do tipo de jogabilidade mais querida pelo usuário, F1 2009 mostra um certo desleixo no aspecto técnico. Graficamente não é dos melhores, mesmo considerando as deficiências de equipamento dos videogames Wii e PSP. O som é extremamente pobre, barulhos que não conseguem nem de longe lembrar uma boa disputa de corrida. A comunicação via rádio chega a ser ininteligível. Exageros à parte, imprime menos emoção do que clássicos como Super Monaco GP na era dos 16-bits.
O controle de qualidade da Fia parece estar muito abaixo que o da Fifa, por exemplo. Outros esportes, como futebol, basquete e até hóquei sobre gelo, estão anos luz à frente dos jogos baseados na Fórmula 1. Há anos os fãs de automobilismo esperam uma versão caprichada e com nomes e equipes atualizados. A tarefa foi cumprida parcialmente pela desenvolvedora ao entregar um game que traz o elenco da última temporada, mas que não cumpre o papel de um bom jogo de corrida. Assim como os torcedores de Rubinho, quem gosta de um bom jogo de corrida baseado na categoria de elite do automobilismo mundial terá que esperar a próxima temporada para ver se o desempenho melhora.
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