Acredito ser impossível alguém que não conheça um "traidor" no trabalho. Esse é aquele colega com uma personalidade forte, egocêntrico, muito competitivo e totalmente sem escrúpulos. É a pessoa que passa por cima de tudo e de todos para atingir seus objetivos, não calculando seus riscos e as consequências de seus atos.
Cada uma dessas pessoas age de um jeito, mas todas possuem algumas características em comum. Normalmente, elas "agem às escuras", superestimam suas qualidades perante os demais, se valorizam de forma exagerada, mas, na maioria das vezes, são pessoas inseguras. Alguns "puxam o saco" do chefe para criar intimidade e ganhar preferência do mesmo em relação aos demais. Outros passam meia informação ao colega com o intuito que ele faça o trabalho errado ou incompleto.
Independente de qual seja a situação, é importante que as vítimas saibam se defender, que o traidor encontre novas formas de usar sua competitividade e que o chefe aprenda a lidar com essas situações dentro de sua equipe.
Como se defender?
Para quem foi, é, ou pode vir a ser uma vítima de alguém tentando "puxar seu tapete", fique atento a algumas dicas. Primeiramente, domine seu trabalho. Conheça, com o maior grau de profundidade possível, as suas tarefas e o porquê de realizá-las para não correr o risco de fazer algo errado devido a uma instrução/informação mal intencionada de um colega. Mantenha um relacionamento próximo e aberto com o seu chefe para evitar que fofocas e mentiras cheguem ao ouvido dele. Por último, se nada disso funcionar, converse com o colega que lhe "passou a perna" e procure encontrar uma solução para o problema. Se isso não funcionar, o que lhe resta fazer é reportar ao chefe sobre o ocorrido.
Como não cair em tentação?
A competitividade do mercado não é desculpa para "puxar o tapete" de ninguém. Ser competitivo não é um problema. Pelo contrário, pode vir a ser uma vantagem no mercado de trabalho. Entretanto, o problema é como você usa a competitividade a seu favor. Há maneiras melhores e mais éticas de atingir seus objetivos que não requeiram acabar com a reputação do seu colega, mesmo porque a verdade, mais cedo ou mais tarde, vem à tona. Use a sua competitividade de maneira saudável, de modo que você compita com si próprio. Trace metas, trabalhe duro e estude muito para alcança-las. Se fizer dessa maneira, as conquistas serão mais gratificantes e a consciência ficará mais leve.
Como o chefe deve lidar com a situação?
Para o chefe evitar erros ao pré-julgar um subordinado devido a uma fofoca ou boato, o segredo é conhecer todos os seus funcionários o máximo possível. Conheça seu caráter, sua personalidade e, é claro, o seu trabalho. Isso fará com que você saiba se um funcionário está falando a verdade ou não a respeito de outro, diminuindo frustrações por parte de subordinados que não fizeram nada de errado. Além disso, apesar de ser necessário um bom relacionamento com todos da sua equipe, mantenha frieza em relação aos resultados apresentados por cada um de seus funcionários. Por mais que você goste mais de um ou de outro, é fundamental que seja imparcial quando o assunto é trabalho.
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