• Carregando...

Não, caro leitor. Não se frustre ao ler o título deste artigo. Eu sei que somos bombardeados cada vez mais por incentivos e conversas "ecologicamente corretas", porém é um equívoco achar que já se sabe tudo sobre sustentabilidade corporativa. Eu mesmo posso modestamente explicar algumas ideias e conceitos, porém é um conteúdo inesgotável que requer constante atualização.

Você acha que sustentabilidade é uma causa unicamente ambiental? Bom, na verdade, não é. A questão é também uma necessidade social e econômica. É justamente por causa disso que algumas empresas, de multinacionais a familiares, estão cada vez mais buscando alternativas renováveis e incentivando seus colaboradores a exercer práticas ecológicas e sociais. Aqui, faço questão de dizer, me refiro desde as práticas mais simples até as mais complexas.

Aquela velha história de economizar água, reaproveitar relatórios para usar como rascunho, cortar o uso de copos de plásticos e separar o lixo já é conhecida por todos, porém, ainda assim, é a minoria que a coloca em prática.

Não me apegarei a essas ações, pois seria repetitivo e cansativo. Além disso, existem outras práticas que podem servir de exemplo às empresas. Uma delas é a reutilização de resíduos ou matérias-primas na produção de um produto. Li a respeito de uma empresa que passou a reaproveitar as perdas de vidro que ocorriam na produção de garrafas. Hoje, 55% da matéria-prima dessa produção vem de cacos de vidro reciclado.

Outra prática interna com o intuito de promover a sustentabilidade é o incentivo aos funcionários a participarem de ONGs. Algumas empresas diminuem a carga de trabalho de funcionários que participam de causas e projetos sustentáveis e sociais, o que, em devidas proporções, acredito ser um incentivo muito interessante.

Além das práticas internas da empresa, existem também as externas. Os marqueteiros de plantão dirão que as empresas que se dizem ecologicamente corretas só o fazem para promover sua imagem. É verdade? Sim e não. Não serei ingênuo e dizer que todas as empresas querem o melhor para o planeta, porém elas não constroem ações ecológicas apenas para melhorar a sua imagem. Elas, acredite se quiser, estão cada vez mais preocupadas com resultados em longo prazo.  Isso se deve ao fato de que a economia depende da questão ambiental e que a escassez de recursos dificulta a estabilidade de muitas empresas. Portanto, está aí um bom motivo para elas investirem em sustentabilidade.

As multinacionais investem na preservação da Amazônia, na conservação da água e na biodiversidade. Algumas empresas criam institutos de preservação ambiental e incentivam, em grande escala, práticas sustentáveis de todos os tipos.

Independentemente se o incentivo é em maior ou menor escala, ele é importante sim. O profissional e a empresa do futuro incluem a sustentabilidade nas práticas de negócios. Eles buscam resultados e soluções sem comprometer a perenidade da empresa, mas também sem prejudicar a sociedade ou o meio ambiente. Acima de tudo, é importante ter em mente que sustentabilidade não é modismo, mas sim um compromisso meu, seu e de todos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]