As vendas do comércio para o Dia dos Pais caíram 5,2% na comparação com a mesma data no ano passado no Brasil, mostra levantamento da Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito). Em 2015, já havia sido observado um recuo de 0,8% no resultado, na mesma base de comparação.
O Dia dos Pais é a primeira data comemorativa do segundo semestre, e por mais que fique atrás do Natal, Dia das Mães e Dia dos Namorados no volume de vendas, funciona como um termômetro para as próximas datas, como Dias das Crianças e Natal. O resultado foi mais suave do que o esperado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que previa queda de 9,4% nas vendas.
Segundo a instituição responsável pelo levantamento, os resultados mostram que o Dia dos Pais teve um desempenho em linha com as outras datas comemorativas e não trazem boas notícias ao varejo. “As esperanças de que a data fosse indicar algum grau de recuperação (ou de resultados menos ruins) não se confirmou, apesar da melhoria da confiança do consumidor e do empresário”, diz nota da Boa Vista SCPC.
As dificuldades que ainda estão no cenário, como juros elevados, mercado de trabalho deteriorado e inflação alta, continuam impactando negativamente o setor, segundo a nota. “Caso o cenário mais benigno apontado pelas projeções de mercado se consolidem, possivelmente poderemos visualizar nas próximas datas comemorativas uma inflexão de tendência”, diz o texto.
O cálculo leva em consideração o cenário nacional. Para o Dia dos Pais, a Boa Vista SCPC realizou consultas entre os dias 7 a 14 de agosto de 2016, comparando com levantamentos de 2 a 9 de agosto de 2015.