O Escritório Municipal de Turismo reuniu, em Porto Alegre, lideranças de 17 entidades e empresas de setores relacionados ao turismo para a criação da comissão que trabalhará na montagem da agenda cultural do Fórum Mundial de Turismo para a Paz e o Desenvolvimento Sustentável 2006.
O fórum acontecerá em Porto Alegre, entre os dias 29 de novembro e 2 de dezembro deste ano, e deverá reunir cerca de cinco mil pessoas e representações de mais de 60 países para compartilhar e debater novos modelos e práticas de desenvolvimento sustentável no turismo, informou a organização no site da prefeitura da capital gaúcha.
Esta será a última edição do evento no Brasil - os outros ocorreram em Salvador (BA), em 2004, e no Rio de Janeiro (RJ), em 2005. O evento de Porto Alegre deverá representar uma síntese dos resultados das realizações anteriores e marcar o processo de internacionalização do evento. Pelo menos quatro países - Portugal, Espanha, Malásia e China - já estão na disputa para sediar o Fórum Mundial de Turismo em 2007.
Participam da formatação da agenda cultural a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (Abih-RS), a Associação Brasileira de Agências de Viagem (Abav-RS), o Porto Alegre Convention & Visitors Bureau, a Câmara de Turismo do Rio Grande do Sul, Senac e o Sindicato de Hotéis, Bares e Restaurantes, dentre outros.
O Fórum Mundial de Turismo é organizado pela Organização das Nações Unidas (ONU) através da Organização Mundial do Turismo (OMT), Unesco, Ministério do Turismo e Fundação Turismo para Paz e Desenvolvimento Sustentável. Idealizado pelo Instituto de Hospitalidade (IH), o fórum tem como parceiros, na edição de 2006, a Prefeitura de Porto Alegre e o Estado do Rio Grande do Sul.