O dólar terminou em alta frente ao real nesta segunda-feira, pressionado pela compra de bancos para liquidar posições na véspera da definição da Ptax para fechamento de contratos futuros.
A moeda norte-americana subiu 1,24 por cento, cotada a 1,964 real na venda.
"O que está acontecendo é que os bancos estão comprando dólares para refazerem posição no mercado futuro, e isso está fazendo o dólar subir", avaliou Clodoir Vieira, economista-chefe da corretora Souza Barros.
Segundo o diretor-executivo da NGO Corretora, Sidnei Moura Nehme, os bancos reduziram suas posições vendidas de cerca de 7 bilhões de dólares na semana passada para a faixa de 4 bilhões de dólares, enquanto os investidores estrangeiros inverterem as posições no mercado futuro de câmbio, passando a ficar "vendidos" em dólares desde o dia 25.
Nehme destacou que o dólar recuou na semana passada por conta da participação de investidores estrangeiros na oferta de ações da Visanet, que levantou 8,4 bilhões de reais. Mas essa pressão para a queda da moeda norte-americana, segundo ele, foi se reduzindo com os investidores buscando "corrigir" suas posições.
Na roda de dólar à vista na BMF Bovespa, o volume de dólares negociado somava cerca de 1,3 bilhão de dólares, segundo dados preliminares.
Apesar do avanço verificado nesta sessão, crescem as apostas de investidores estrangeiros na queda da moeda norte-americana. Um dos sinais para isso é a reversão das posições desses investidores no mercado futuro.
De acordo com os dados mais recentes da BMF Bovespa, as posições vendidas de não-residentes somavam cerca de 1,34 bilhão de dólares.
No pior momento da crise financeira neste ano, essas posições chegaram a ser compradas (ou seja, apostando na alta da moeda norte-americana) em 14,28 bilhões de dólares.
Cirurgia de Lula retoma discussão dentro do PT sobre candidatura para 2026
Enquete: Lula deveria se licenciar do cargo enquanto se recupera?
Cabeça de Lula e “pancada” do Banco Central põem dólar abaixo de R$ 6
Deputado Filipe Barros fala sobre popularidade de Lula e estratégias para 2026; acompanhe o Entrelinhas
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast