A Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) começou a semana em alta. Às 10h46, o Ibovespa tinha alta de 1,20%, aos 44.142 pontos. No mesmo horário, o dólar caía 0,59%, vendido a R$ 2,014.

CARREGANDO :)

Mais cedo, as bolsas asiáticas fecharam em alta. No Japão, o índice Nikkei da Bolsa de Tóquio fechou em alta de 3%. O índice Kospi, da Bolsa de Seul, subiu 5,69%. Os mercados europeus também registravam recuperação nesta segunda-feira (20).

A crise de crédito imobiliário nos Estados Unidos causou uma semana de alta volatilidade e muita tensão nas bolsas de valores pelo mundo. Após uma queda em série dos mercados pelo mundo, a intervenção do Federal Reserve (Fed) na última sexta-feira deu certo alívio aos investidores.

Publicidade

Em uma medida para acalmar o mercado, o Fed reduziu a taxa de redesconto em 0,5 ponto. A taxa é a que a autoridade monetária norte-americana cobra em seus empréstimos aos bancos.

Após forte instabilidade durante o pregão, a Bovespa fechou em alta de 1,13%. Na semana, o mercado paulista acumulou queda de 7,75%. Desde o último recorde de pontos da Bovespa, em 19 de julho, a desvalorização acumulada é de 16,45%. O dólar acumulou alta de 3,7% na semana e valorização de 7,5% no mês.