Rodrigo Schavini e Tiago Girelli, sócios da FBTIS e-Business Partner, de Curitiba| Foto: André Rodrigues / Gazeta do Povo

Analisar o mercado e saber a hora de mudar. Foi assim que a FBITS e-Business Partner, empresa de Curitiba especialista em soluções de tecnologia, gestão e marketing para marcas que atuam com e-commerce, surgiu. Os dois sócios, Rodrigo Schavini e Tiago Girelli, tiveram que ajustar a empresa ao mercado. O resultado da mudança foi a atração de um aporte que permitiu a expansão e o crescimento, no ano passado, de 600% – a expectativa é crescer 150% em 2013.

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A empresa foi criada em 2006, focada na criação de softwares. Dois anos mais tarde, porém, com a concorrência de grandes players internacionais, avaliaram que era hora de mudar. "Percebemos que o segmento estaria condenado, não conseguiríamos competir com a Índia e a China, por exemplo. Com isso, começamos a buscar caminhos alternativos no setor de TI, para não concorrer com grandes empresas", salienta Schavini.

Em 2010 encontraram o caminho. Os sócios passaram a estudar o e-commerce, um setor promissor e com muitas oportunidades, segundo Schavini. "Com poucos concorrentes, havia muito espaço para crescer com pouco reposicionamento. Foi o que fizemos", conta. No ano seguinte passaram a criar novos produtos, entre eles um mecanismo de busca inteligente em sites de compra virtual. "O buscador analisa diariamente o que está sendo buscado, ajustando palavras que são utilizadas pelos clientes para buscar os produtos", pontua.

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O reposicionamento chamou a atenção de um investidor, que foi apresentado aos sócios por um amigo. "O aporte foi um alanvacador, reduziu o tempo das coisas, pois com dinheiro próprio demoraríamos um tempo maior para chegar ao mesmo patamar", conta.

Depois do aporte, a FBITS e-Business Partner abriu um escritório em São Paulo, onde agora está localizada a base comercial da empresa – em Curitiba fica a área operacional. Hoje a empresa atende 98 companhias de varejo e tem entre 80 e 90 funcionários, com a pretensão de chegar ao fim do ano com 160. "A startup precisa identificar o mercado que tem maior potencial de crescimento e investir nele", recomenda o empresário.

Conheça a FBITS e-Business Partner: www.fbits.com.br