O interior do Paraná se destacou na abertura de empresas no quarto bimestre deste ano. Em julho e agosto, 9.417 empresas foram cadastrados na Junta Comercial do Paraná (Jucepar), incluindo 699 filiais. Entre os empreendimentos mais recentes, 67% estão fora da capital, com 6.348 constituições, enquanto em Curitiba foram registradas 2.370 novas empresas. O crescimento do interior é 4% maior que no mesmo período do ano passado, quando 6.122 novos empreendimentos foram abertos.
Junto ao cadastro de Microempreendedor Individual (MEI), contabilizado pelo Portal do Empreendedor, da Receita Federal, o número de novas empresas no Estado subiu para 21.116 no período, com 6.035 constituições em julho e 5.881 em agosto com essa natureza jurídica. São 351 empreendimentos constituídos por dia, em média, um novo a cada quatro minutos.
No acumulado do ano, são 36.903 novas empresas cadastradas na Jucepar, contra 36.378 nos oito primeiros meses de 2012, confirmando o crescimento já apresentado no primeiro semestre.
Loja de roupas é a preferida
Entre as atividades mais exploradas, as lojas de roupas e acessórios foram o grande destaque, com 1.709 constituições em julho e agosto. A atividade é seguida de perto pelos empreendedores que apostam em obras de alvenaria, que contou com 1.074 constituições no período. Cabeleireiros, transporte de carga e lanchonetes completam a lista das cinco atividades mais abertas no Estado no quarto bimestre.
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast