Existem vários fatores que interferem na abertura e sucesso de um novo negócio. Dentre eles podemos citar a necessidade do mercado, o nível de competição entre as empresas do setor, a quantidade e qualidade dos recursos disponíveis (dinheiro, conhecimento, pessoas). Um outro fator muito importante é a motivação para empreender.
A motivação está associada à intensidade, foco (direção) e persistência dos esforços de uma pessoa para o alcance de um objetivo. De uma forma geral ela se dá pela exploração de uma oportunidade ou necessidade. Se a motivação que temos para nos tornarmos empreendedores não possui base sólida, é bem provável que o negócio não consiga se desenvolver. Vejamos alguns exemplos: uma pessoa resolve empreender para ter mais autonomia em seu trabalho. Em muitos casos, a dedicação necessária para o novo negócio é muito superior ao trabalho anterior. Com o tempo, a tendência é perder o interesse na manutenção do empreendimento. Outro exemplo: alguém resolve empreender para explorar em tempo integral seus hobbies ou alguma paixão. Só que o novo negócio envolve não só questões prazerosas mas também algumas exigências rotineiras (alguém tem de abrir a loja todos os dias).
Antes de abrir um novo negócio, pense nos reais motivos que você possui. O seu conhecimento pode significar a diferença entre o sucesso e o fracasso.
Congresso fecha lista do “imposto do pecado”; veja o que terá sobretaxa e o que escapou
Militares dependem da boa vontade de Moraes para garantir direitos fundamentais; acompanhe o Sem Rodeios
Como funciona a “previdência militar” que o Congresso vai rever
Briga com Congresso por verbas do Orçamento revela governo sem margem de manobra
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast