Apesar da nova regra do ICMS, que exige o recolhimento da diferença de alíquota entre os estados de origem e de destino da mercadoria, as lojas virtuais são fundamentais para ampliar a atuação de pequenos negócios. Uma pesquisa do Sebrae na área de moda e acessórios mostrou, porém, que os empreendedores sentem dificuldades para começar a vender produtos pela internet. Menos de 15% dos entrevistados afirmam que comercializam pela web.
A falta de conhecimento é o principal fator que dificulta a entrada dos pequenos empresários no segmento de vendas pela internet, avalia o consultor do Sebrae-PR, Marcos Uda. A pesquisa mostra que, entre os que fazem vendas on-line, apenas 28% têm site próprio e 6% estão em marketplaces. Ao planejar entrar no e-commerce, eles enfrentam problemas para conciliar as demandas de criação e manutenção do site com a logística de anunciar, vender, embalar e entregar. Apesar de o processo ser parecido com o de uma loja física, o ambiente virtual requer uma série de cuidados para que traga resultados positivos.
Na visão de Uda, todas as empresas precisam ter presença virtual. Isso significa que é recomendável que o empreendedor faça um site e esteja presente em redes sociais, de acordo com o perfil do seu público-alvo. Esses canais servem para fazer a divulgação de produtos, serviços e informações relevantes para o consumidor.
Segundo passo
Depois, é possível ampliar os canais de venda. A loja virtual requer maior planejamento e preparação do empresário. Existem ferramentas gratuitas para criação de e-commerce e empresas especializadas que oferecem o serviço. Para quem está começando, a recomendação é criar lojas virtuais mais enxutas, que entreguem somente para determinadas regiões do país. Com o tempo, será possível observar a aceitação do público e, se houver demanda, ampliar a atuação para todo o território.
Para manter as vendas aquecidas, além de oferecer produtos de qualidade e políticas claras de entrega e troca, é necessário investir em comunicação, divulgação e monitoramento. A divulgação é feita na própria internet, através de redes sociais e anúncios pagos. Já os canais de comunicação com o cliente devem ser físicos e virtuais, com um serviço de atendimento via telefone e outro pelo próprio site.