A União Europeia deve considerar a possibilidade de proibir a venda de veículos que utilizem gasolina ou diesel a partir de 2030, propôs no último sábado a ministra sueca do Meio Ambiente, Isabella Lövin.
LEIA MAIS sobre Energia e Sustentabilidade
A ministra, em entrevista ao jornal Aftonbladet, comemorou uma resolução nesse sentido que foi adotada em setembro passado pelo Senado alemão, ainda que sem valor obrigatório. A Alemanha quer proibir que carros a combustão sejam vendidos no país até 2030. Até 2050, esses modelos seriam proibidos de circular no país. O plano faz parte da meta de reduzir em pelo menos 80% as emissões de gás carbônico na Alemanha até essa data.
“É uma proposta verdadeiramente interessante (...) Para concretizá-la só podemos aplicar uma proibição desse tipo a nível de União Europeia”, declarou ela ao jornal. “Como ministra do Meio Ambiente a única solução que vejo é deixar de lado os veículos com combustíveis fósseis”, acrescentou.
O governo sueco, formado por uma coalizão de social-democratas e ecologistas, tem como objetivo conquistar uma matriz energética 100% renovável no país em 2040.
Número de obras paradas cresce 38% no governo Lula e 8 mil não têm previsão de conclusão
Fundador de página de checagem tem cargo no governo Lula e financiamento de Soros
Ministros revelam ignorância tecnológica em sessões do STF
Candidato de Zema em 2026, vice-governador de MG aceita enfrentar temas impopulares