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Quem faz

• Ano de fundação: 1977 (fábrica no Brasil)

• Em que área atua: Transporte

• Em que cidade atua: Em 111 países, 140 cidades, duas fábricas no Brasil, sede na Cidade Industrial de Curitiba.

• Quantos funcionários tem: 4 mil

• Quanto espera crescer em 2013: 20% sobre o faturamento de 2012

• Posição no mercado: Líder nacional na produção de chassis para biarticulados

• Por que é bem feito: como parte de seu trabalho, cria soluções para os problemas de transporte das grandes cidades

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Elétrico

Para o futuro, empresa aposta suas fichas nos ônibus híbridos

A Volvo Bus Latin America também produz em Curitiba o chassi para ônibus híbrido, movido parte por combustível, parte por energia elétrica. A tecnologia foi desenvolvida em 2010 na Suécia e já abastece boa parte da Europa.

Adaptado para os países latinos com a ajuda de engenheiros brasileiros, em um investimento de US$ 12 milhões – sem contar os milhões gastos na composição do biodiesel como combustível, em Curitiba –, o modelo começou a ser fabricado por aqui no ano passado. A aposta rendeu à Volvo, em agosto deste ano, o maior contrato já fechado de uma única vez na América Latina. A empresa fechou negócio para fornecer 200 híbridos para dois operadores do transporte público de Bogotá, na Colômbia, no valor de US$ 64 milhões.

Vantagens

O modelo híbrido ainda custa 50% mais caro que o convencional, mas o custo de manutenção é similar. Além disso, reduz o consumo de combustível em 35% e emite metade dos gases poluentes de um motor comum.

Os planos da Volvo para os próximos anos são ambiciosos. Até 2015, a empresa planeja lancar na Europa um modelo híbrido plug-in (carregável na rede elétrica comum, em pontos instalados em terminais de ônibus). O dispositivo promete facilitar a operação do em longas distâncias e reduzir o consumo de energia. Um veículo totalmente elétrico está previsto para sair em 2017.

Chassis de biarticulados no pátio da Volvo: usados em vários países
Luís Carlos Pimenta começou a trabalhar na Volvo como estagiário em 1980. Hoje é o presidente da Volvo Bus Latin America
Fábrica da Volvo em Curitiba: demissões após ano de vendas em queda.
Por ano saem cerca de três mil unidades de chassis biarticulados da linha de produção que fica na região metropolitana de Curitiba
O chassi biarticulado produzido pela Volvo é vendido em dezenas de países e usado como solução para desafogar o trânsito de grandes metrópoles como Londres
O chassi biarticulado produzido pela Volvo é vendido em dezenas de países e usado como solução para desafogar o trânsito de grandes metrópoles como Londres
A indústria tem quatro mil funcionários e a estimativa é que o faturamento cresça cerca de 20% este ano

A cara do modelo de transporte coletivo de Curitiba, copiado em várias partes do mundo, surgiu com a vinda da primeira fábrica de ônibus da Volvo no Brasil. Atraída pela proximidade do porto de Paranaguá e do parque de autopeças de São Paulo, a empresa sueca começou a produzir na recém-inaugurada Cidade Industrial de Curitiba, em 1979. Foram os técnicos e engenheiros da Volvo Bus Latin America que trouxeram do exterior o primeiro modelo de ônibus articulado para o país – solução ideal para o sistema idealizado pela prefeitura da capital paranaense no fim da década de 1970. O objetivo, na época, era transportar um número grande de pessoas, de forma integrada e usando as vias estruturais desenhadas para interligar os quatro cantos da cidade.

SLIDESHOW: Veja as fotos da empresa

Em 1991, com o sistema curitibano vivendo dias de sobrecarga, a Volvo teve outra participação fundamental. Criou aqui o chassi para o primeiro ônibus biarticulado do Brasil, capaz de levar cerca de 270 pessoas – bem mais que as 80 dos ônibus convencionais. A solução, que veio acompanhada das estações-tubo e dos Ligeirinhos, funciona até hoje. Sozinho, um modelo biarticulado carrega uma média de três mil pessoas por dia na megalópole de São Paulo.

Não à toa, a Volvo é líder na produção de chassis desses gigantes e vende mais de três mil unidades por ano para mais de dez países, entre eles Índia, China, Turquia, Estados Unidos, Nicarágua, Jamaica, Colômbia e Argentina. "A grande razão de sucesso de um produto é a sua aplicação, e a sua aplicação vem da concepção de uma solução que resultou no ônibus biarticulado. Produto feito no Paraná, por paranaenses, para atender curitibanos e que se tornou uma solução global", explica o presidente da montadora e que era apenas um estagiário quando a empresa veio para cá, Luis Carlos Pimenta.

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Perspectivas

Apesar do contexto econômico de desaceleração e do atraso nas obras de mobilidade para a Copa do Mundo e para as Olimpíadas, o presidente aposta em um forte crescimento do faturamento no último trimestre de 2013. Pimenta estima que a Volvo conseguirá fechar o ano com acréscimo de 20% em relação ao faturamento de 2012.

Atualmente, a empresa executa em Curitiba um investimento de R$ 200 milhões, anunciado em 2010, para a ampliação da fábrica. O plano possibilitou dobrar a capacidade de produção de algumas unidades, sobretudo motores e cabines.

Biarticulado exige planejamento

O ônibus biarticulado (modelo B340M) é o carro-chefe das operações da Volvo nas grandes cidades da América Latina. Esses gigantes de 20 a 30 metros de comprimento e capacidade para carregar o triplo de passageiros dos ônibus convencionais são parte da solução ideal para um transporte eficiente nos centros urbanos, mas exigem, em contrapartida, mais planejamento.

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As proporções avantajadas também resultam em altos custos de manutenção e combustível que só se justificam se o veículo é usado nos horários e linhas de grande volume.

É por isso que a maioria dos ônibus biarticulados atua em linhas troncais que ligam regiões das cidades e redistribuem os passageiros para linhas menores. Esse sistema chamado de BRT (Bus Rapid Transit) exige corredores exclusivos para ônibus com grandes proporções e uma estação central responsável pela distribuição dos passageiros.

Volvo