Laiane e Naiane: sete dias de hospedagem na casa do amigo Henrique, em Matinhos| Foto: Hedeson Alves/ Gazeta do Povo

Hospedagem econômica financia as compras

Pelas areias de Matinhos, não é difícil encontrar pessoas que aproveitam o imóvel de amigos e familiares para aproveitar – com economia – alguns dias próximos ao mar.

Leia a matéria completa

CARREGANDO :)
Metade dos curitibanos pretende viajar na folga de fim de ano e nas férias
CARREGANDO :)

LazerO litoral do Paraná e de Santa Catarina é o destino preferido dos curitibanos nas férias de fim de ano. Um levantamento da Paraná Pesquisas exclusivo para a Gazeta do Povo mostra que metade dos curitibanos pretende viajar neste período e, desses, 64% devem se alojar nos balneários dos dois estados – 39% dizem que vão para as praias do Paraná, enquanto 25% escolheram Santa Catarina.A pesquisa ouviu 505 pessoas entre os dias 19 e 22 de dezembro e tem margem estimada de erro de 4,5%. Além dos destinos preferidos do curitibano, o levantamento fornece também informações sobre seu comportamento na hora de se ausentar da capital: a maior parte prefere não gastar com hospedagem. Nada de hotel, pousadas ou aluguel de casas. A maioria (55%) opta pela facilidade de ficar em casa de amigos e ou parentes.

Publicidade

A predileção pelos balneários paranaenses está alinhada com a expectativa dos empresários que atuam no litoral. Depois de um movimento acima do esperado durante as festividades de Natal, a Associação de Hotéis, Pousadas, Restaurantes, Casas Noturnas, Prestadores de Serviço do Litoral Paranaense (Assindilitoral) revisou sua expectativa de visitantes para o Ano Novo: a entidade espera 2 milhões de pessoas, um crescimento de 25% em relação ao 1,6 milhão do mesmo feriado no ano passado. Em média, cada veranista gasta R$ 40 por dia, segundo os cálculos da Assindilitoral.Em um ano em que muita gente está com automóvel novo na garagem, o levantamento da Paraná Pesquisas revela ainda que grande parte viaja de carro (61%) e que fica até sete dias (57%) no local escolhido. Como são curtas, as férias serão bancadas com dinheiro economizado por 92% dos entrevistados – apenas 7% devem usar dinheiro de empréstimo ou financiamento para as despesas da viagem.

Apesar da economia, o curitibano também diz que vai evitar extrapolar nos gastos deste verão. A maioria (73%) quer gastar o mesmo ou menos do que nas férias anteriores.

Escolaridade e viagens

O levantamento revela ainda que quanto maior a escolaridade, mais o curitibano viaja. A maior parte dos que vão viajar tem entre 25 e 34 anos (52%) e 70% tem ensino superior. Entre os moradores que têm ensino fundamental, apenas 36% responderam que vão viajar. Esse porcentual sobe para 48% entre os que têm ensino médio.

As viagens de fim de ano também são um programa familiar. Dos moradores ouvidos na pesquisa, 68% serão acompanhados da família, seguida pelo grupo de amigos (14%).

Publicidade