Dois anos e meio depois de abrirem a Goodies Bakery, em Curitiba, as irmãs Andressa e Larissa Perini estão perto de concluir a primeira expansão da área de produção da confeitaria. A antiga cozinha, de 15 m², não suportava mais a demanda pelos minicupcakes, cookies e outros doces idealizados pelas duas.
“Só tínhamos capacidade para assar 100 cupcakes por fornada. E no sábado, por exemplo, produzimos em média 2,5 mil em cinco horas”, diz Andressa. Agora, com o novo espaço de 100 m², a capacidade de produção da confeitaria saltará para 1,8 mil cupcakes por vez, o que deve impulsionar as vendas principalmente nos sábados, quando cerca de 1 mil pessoas passam pela loja.
FRANQUIA NOS PLANOS
Ainda sem data definida, as empresárias pretendem abrir a marca para franquias. A ideia é que as novas unidades sejam todas localizadas em shoppings da cidade, no estilo quiosque, enquanto a produção dos doces deverá permanecer concentrada na sede do Ahú. “Não queremos perder qualidade por isso queremos que a produção seja sempre nossa. Ainda não decidimos a data porque como vamos pensar nisso se hoje não conseguimos suprir a demanda da própria loja? Vamos nos estruturar primeiro”, diz.
Na prática, esta é a segunda ampliação que as empresárias realizam no espaço, uma antiga casa da família no bairro Ahú. A primeira foi na área do salão, que logo nos primeiros meses já não estava mais comportando o movimento de clientes. “A ideia era que a Goodies fosse algo pequeno, para levar para casa. Não tinha espaço para as pessoas sentarem. Então ampliamos o salão para 40 lugares”, conta Andressa.
Segundo a empresária, a maior necessidade, no entanto, era mesmo a ampliação do espaço de produção dos doces. “A nova cozinha vai otimizar a mão de obra e vamos conseguir produzir a mesma quantidade de doces na metade do tempo”, diz. Embora não divulgue o valor do investimento, a ampliação contou com recursos próprios, além do financiamento do BNDES, através do Finame (linha de crédito para máquinas e equipamentos).
Antes a confeitaria tinha apenas uma geladeira de duas portas para a refrigeração das massas, recheios e coberturas. “Até agora não trabalhamos com produto congelado porque não tínhamos estrutura. Com as novas câmaras, vamos poder manter as massas dos cupcakes congeladas, sem que isso comprometa a qualidade e textura”, afirma.
Andressa destaca que a Goodies nasceu de um sonho e, por isso, sempre teve ares familiares. “Eu não nasci empresária. Não tínhamos essa mentalidade. Eu sou advogada e a Larissa é designer. A gente só amava fazer cupcake”, diz. Com o crescimento, hoje Andressa cuida da área administrativa da marca, enquanto a irmã chefia a cozinha.
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