Correios levarão 10 dias para normalizar entregas no Paraná

Com o fim da greve dos Correios, determinado pela Justiça, a empresa estima que, no Paraná, a normalização das entregas em atraso leve pelo menos dez dias para ser concluída, a partir desta quarta-feira (9)

Leia matéria completa

CARREGANDO :)

A greve nacional nos bancos entra no 21º dia, nesta quarta-feira (9), com 364 agências fechadas em Curitiba e região, informou o Sindicato dos Bancários de Curitiba e Região nesta quarta-feira (9). O levantamento aponta que 14 centros administrativos das instituições Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Bradesco, HSBC e Santander também têm o funcionamento prejudicado na região. Nas contas do sindicato, 14,8 mil funcionários estão em greve.

Publicidade

Presidente do sindicato, Otávio Dias diz que a oscilação no número de agências fechadas é normal em greves que duram mais tempo. No total, fecharam 352 na segunda, e 364 na terça. "Temos um número determinado de agências na base, e é normal ter um dia com um pouco mais e outros com um pouco menos de locais fechados. Mas, de segunda para cá, a adesão foi crescente."

O dirigente relata que uma assembleia de deliberação sobre a greve deve ser feita apenas na sexta-feira (11). Isso porque nesta quinta (10), em São Paulo, patrões e bancários sentam à mesa para rediscutir uma proposta de reajuste salarial. Após a conversa, os sindicatos espalhados pelo país avaliam se aceitam ou não voltar ao trabalho.

Negociação

A última proposta apresentada pelos bancos, de reajuste de 7,1% e aumento de 7,5% no piso, foi rejeitada pela categoria na segunda-feira (7). Os trabalhadores reivindicam reajuste salarial de 11,93% (5% de aumento real) e maior participação sobre lucros e resultados. Também pedem, entre outras solicitações, um piso salarial de R$ 2.860,21. A próxima reunião de negociação está marcada para esta quinta-feira (10), às 10 horas, mas os sindicalistas dizem que foram avisados de uma possível troca de horário – não confirmada até o meio-dia desta quarta.Cai interdito proibitório para agências do Bradesco em São José dos Pinhais

O Sindicato dos Bancários de Curitiba e Região conseguiu suspender nesta quarta-feira o interdito proibitório para as agências do Bradesco em São José dos Pinhais. O mandado de segurança autorizado pela desembargadora Marlene Fuverki Suguimatsu, do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), aceitou o argumento de que não é o bloqueio das portas de agências por grevistas que mantém as unidades fechadas na cidade, mas o baixo número de funcionários trabalhando.

Publicidade

Com isso, cai para um o número de interditos obtidos por bancos na região -- o do Itaú para as agências de Curitiba. Na semana passada, foi revogada pelo TRT a liminar para as agências do Itaú de Campo Largo. O mesmo ocorreu com as decisões para os bancos HSBC e Santander na capital.

Nos bastidores, a informação é de que a greve nacional iniciada em 19 de setembro deve terminar nesta semana, com a proposta a ser apresentada nesta quinta-feira pela federação patronal. O atual entrave na negociação é o possível desconto na folha de pagamento de bancários que aderiram a greve. O sindicato de Curitiba e região deve fazer assembleia deliberativa sobre a nova proposta nesta quinta à noite.