O setor manufatureiro da China mostrou deterioração da atividade pelo terceiro mês seguido em dezembro, mas essa indústria detectou alguma melhora na produção, pois houve novos pedidos, mostrou neste domingo (4) uma pesquisa do governo.
O índice oficial de administração de compras subiu para 41,2 pontos em dezembro, um aumento em relação à queda recorde de 38,8 em novembro, informou a Federação de Logística e Compras da China.
Números acima de 50 indicam expansão da atividade econômica, enquanto os abaixo de 50 sugerem uma deterioração. Quanto mais distante o resultado estiver de 50, mais acentuado o crescimento ou a contração.
Fim da queda
"O índice oficial deste mês mostra que a economia chinesa continua a perder força, mas há sinais de estar chegando ao fundo (da queda)", disse Zhang Liqun, um economista do governo que faz os comentários sobre a pesquisa oficial para a Federação de Logística e Compras.
"À medida que o ajuste nos estoques de mercadorias começa a diminuir gradualmente e as políticas macroeconômicas começam a mostrar resultados, a desaceleração do crescimento será provavelmente menos pronunciada no futuro", disse Zhang.
O resultado informado pela Federação está de acordo com o índice publicado pela corretora CLSA e divulgado na sexta-feira. O indicador da CLSA registrara uma queda recorde de 40,9 em novembro, mas subiu para 41,2 em dezembro, apesar de uma redução recorde na produção.
Ambos os índices têm como objetivo apresentar um registro antecipado da situação do setor manufatureiro, que tem sido o principal condutor do rápido crescimento econômico da China nos últimos anos.