Osvaldo Moscon, gerente executivo de canais de vendas do Grupo Boticário. A franquia foi uma das premiadas por inovação.| Foto: Divulgação

As premiadas

Confira as 25 franquias mais inovadoras:

5àSec, Alphagraphics, Ambev, Bob´s, Casa do CONSTRUTOR, Chilli Beans, China in Box, Clube Turismo, CNA, Espetinhos Mimi, Giraffas, Grilleto, Morana (Grupo Ornatus), Havaianas, Home Angels, Imaginarium, Localiza, Multicoisas, O Boticário, On Byte, Ortodontic Center, Óticas Carol, Preparo Cursos, Rei do Mate e Uptime Consultants.

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Confira 10 dicas para inovar em franquias

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Alimentação, moda, bebida, perfumaria, formação, idiomas... Não há segmento nem porte de empresa que determine uma maior ou menor cultura inovadora. O que existe é um bom espaço para desenvolver essa cultura, principalmente em processos formalizados e que envolvam toda a cadeia, incluindo clientes e fornecedores. Essas são as principais conclusões da pesquisa realizada pelo Grupo Bittencourt com 100 empresas franqueadoras do país. As 25 franquias mais inovadoras foram apresentadas durante o 5º Fórum Internacional de Gestão de Redes de Franquias e Negócios, realizado em São Paulo.

A escolha do tema inovação para investigar as franquias brasileiras foi determinada pelo movimento do mercado. "A concorrência de companhias internacionais que estão chegando ao Brasil imprime maior competitividade. A reinvenção dos negócios é uma questão de sobrevivência", observa Lyana Bittencourt, sócia e diretora de marketing e desenvolvimento do Grupo Bittencourt, especializado na administração de franquias.

O objetivo do estudo foi reconhecer entre as empresas franqueadoras do país as que investem na cultura de inovação, por meio de processos formalizados, estímulo à participação e orçamento dedicado à pesquisa e desenvolvimento, além de testar a temperatura do segmento de franchising na busca pela renovação de processos e modelos de negócios.

Processos e pesquisas

Um terço dos pesquisados possui processos formalizados para identificar ideias inovadoras e 37% preveem os recursos em seus orçamentos. "A maior parte, porém, ainda é reativa ao movimento de mercado, realizando mudanças identificadas por pesquisas. Também há concentração das decisões inovadoras em altos níveis hierárquicos", explica Lyana.

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Uma das franquias destacadas na pesquisa é O Boticário, controlada pelo Grupo Boticário. Com uma rede de mais de 900 franqueados e 3.770 pontos de venda no Brasil e em oito países, a franquia paranaense investe 2,5% do faturamento anual em pesquisa e desenvolvimento. Além de manter uma média de 400 novos produtos lançados por ano, a empresa tem sistemas permanentes de identificação de canais e programas de estimulo à inovação, em produtos, serviços e cultura. "Para o sistema de franchising, em especial numa rede tão pulverizada, o grande desafio é estimular a inovação de maneira consistente, sem perder de vista a essência da marca e os padrões necessários para esse modelo de negócio", avalia o diretor de Desenvolvimento Multicanal e Franchising, Osvaldo Moscon.

Na área de produtos, o Grupo mantém um Centro de Pesquisa e Desenvolvimento, com 8 mil metros quadrados de área construída e 250 funcionários diretamente envolvidos no setor. Eventos anuais como o Fórum de Gestão e a Convenção de Franqueados ajudam a identificar opiniões e sugestões de mudanças em processos e serviços. Um exemplo é o programa de sucessão O Futuro em Nossas Mãos, que auxilia o franqueado a preparar e desenvolver competências de gestão do seu sucessor. O programa começou em 2011 e a segunda turma, com 37 sucessores, se formou em agosto de 2014. Outro grupo, com 40 pessoas, tem a formação prevista para agosto do ano que vem.

"A mais recente ação inovadora é a Universidade da Beleza, uma plataforma para treinamentos de ensino à distância e presencial e programas de reconhecimento e incentivo para consultoras, funcionários da rede e revendedoras de venda direta de O Boticário. Isso permite treinamentos modulares, fáceis e simultâneos para todos os públicos e perfis, o que facilita a prática do ensino e qualificação dos profissionais, sem deslocamento e gastos. Ganhamos em tempo, qualidade e aprimoramento da excelência no atendimento que é a premissa da marca", conta Moscon.